Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal
Teresa Leonor M. Vale
Sujeito a confirmação por parte da editora
Sinopse
O presente livro ocupa-se, como o título e subtítulo o indicam, da presença e da
influência da ourivesaria barroca italiana em Portugal, efetuando uma abordagem a esta
problemática capaz de permitir uma identificação e análise do acervo, do contexto, dos
agentes e dos processos de importação e difusão.
Ao longo do texto - que se desenvolve em articulação com uma seleção de imagens e
quadros-síntese e se alicerça na análise das obras e dos manuscritos (que, devidamente
transcritos, se publicam no final do volume) - procura compreender-se o contexto de
produção, identificar autores, estabelecer relações entre peças e artistas (não apenas
ourives mas também escultores, tendo em conta a estreita colaboração verificada entre
estas duas categorias profissionais para a concretização das obras) e ainda reconhecer
tipologias, no âmbito das obras importadas para o nosso país durante o tempo do Barroco.
Por outro lado, efetua-se também um reconhecimento da influência italiana na ourivesaria
portuguesa, em particular naquela da segunda metade do século XVIII. Tal problemática,
embora recorrentemente referida por múltiplos autores (de forma mais ou menos superficial
e nunca justificada), numa se constituiu como tema de uma publicação.
Cremos que os resultados deste estudo possuem voz própria, ou seja, cremos que se assume
como evidente o modo como o texto e os respetivos anexos vêm colmatar a lacuna que tivemos
ocasião de identificar no início da nossa investigação, deixando, porém, largo espaço a
novos contributos.