Partilhar

Amarelo - História de Uma Cor

Michel Pastoureau

Em Stock



Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Orfeu Negro
  • Categorias:
  • Ano: 2021
  • ISBN: 9789899071193
  • Número de páginas: 288
  • Capa: Brochada

Sinopse

Se eu não fosse historiador mas criador – pintor, estilista, artista gráfico, designer, publicitário –, aproveitaria a oportunidade e apostaria mais no amarelo. Pugnaria pela sua reconquista, para lhe dar um lugar digno do que foi o seu na Antiguidade Grega e Romana e que perdeu em plena Idade Média, sem nunca mais o reencontrar. — Michel Pastoureau

O amarelo vê-se, destaca-se, chama a atenção. É alegre e revigorante. Mas a idade de ouro desta áurea cor permanece na Antiguidade. A cor dos deuses solares e da prosperidade tornou-se, na passagem à Idade Média, a do engano, da avareza, do crime e da doença. Hoje, na Europa, é rara nas fachadas das lojas e dos edifícios, no interior das casas ou nas roupas do comum dos mortais. No quinto livro da série dedicada às cores, Michel Pastoureau reconstitui a sinuosa história do amarelo, num percurso que se inicia na arte das cavernas e chega às agitações sociais dos nossos dias. Será o amarelo a cor do futuro? 

Ler mais

Autor

Michel Pastoureau

Michel Pastoureau é um dos maiores especialistas na simbólica das cores. Responsável pela cátedra de História da Simbólica Ocidental na École Pratique des Hautes Études, recebeu, em 2010, o Prémio Médicis para ensaio, com Les Couleurs de nos Souvenirs.

Ler mais