Partilhar

Os Resistentes

Nuno Lemos Pires

Em Stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um livro profundamente humanista e surpreendente, escrito por um militar com larga experiência no terreno e conhecedor dos conflitos que grassam pelo mundo.

Testemunha direta do sofrimento causado pela guerra, mas também da capacidade de abnegação do ser humano em situações-limite, o major-general Nuno Lemos Pires recorre a vários exemplos ao longo da História – desde as guerras púnicas aos conflitos mundiais do século XX, passando pelas invasões napoleónicas e por casos bem recentes de resistência, como os de Timor e da Ucrânia – para realçar as principais caraterísticas dos combatentes mais inconformados e estabelecer pontos em comum entre os homens e as mulheres que, ontem como hoje, se rebelaram contra o avanço dos invasores.

Uma reflexão envolvente sobre o poder galvanizador das ideias de nação, de comunidade e de família, enquanto valores defendidos pelos resistentes até às últimas consequências e, em simultâneo, um manifesto contra a indiferença generalizada pelos dramas vividos em guerras distantes.


Ler mais

Autor

Nuno Lemos Pires

Nasceu em Lisboa, Portugal, terminou a Academia Militar (AM) em 1988, e é, atualmente, Brigadeiro-general do Exército/Operações Especiais.

Participou em várias missões internacionais, destacando-se, Moçambique (1995-1996 e 2021-2022), Angola (2000 e 2001), Espanha (2002-2005), Paquistão (2005) e Afeganistão (2009-2010).

No âmbito nacional, e de entre as inúmeras funções que desempenhou, destacam-se as de: instrução e comando na Escola Prática de Infantaria; Professor de Estratégia e História Militar no Instituto de Altos Estudos Militares; Chefe de Gabinete do Almirante Comandante na NATO Joint Command Lisbon;

Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada, na Brigada Mecanizada em Santa Margarida; Professor de História Militar e Relações Internacionais na AM; Diretor de Formação na Escola das Armas, em Mafra; de Comandante do Corpo de Alunos e do Quartel da Amadora na AM.

Desempenhou, igualmente, as funções de Subdiretor-geral de Política de Defesa Nacional e Coordenador do Centro do Atlântico, e, novamente em contexto internacional, foi Comandante da Força da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM – Moz), de setembro de 2021 a setembro de 2022 (período onde escreveu o livro que é agora levado à estampa), Atualmente é 2.º Comandante e Diretor de Ensino na AM.

O autor é doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL (com AM), tem 11 livros publicados e mais de 120 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, sobre temas relacionados com História Militar, Relações Internacionais, Segurança e Defesa, Estratégia e Terrorismo, e colabora frequentemente com diversas Universidades e Institutos, militares e civis, nacionais e internacionais, como palestrante e conferencista.

Ler mais