Sinopse
Colecção «A Vida Privada dos Livros», dirigida por Alberto Manguel.
O melhor romance de Stevenson para Borges, que estava até agora inédito em Portugal.
Com tradução de Elsa T.S. Vieira.
Sem pretensões de seguir os negócios do pai, que era o melhor dos homens, o «mais bem-parecido, ou (no meu modo de ver) mais infeliz», Loudon Dodd deixa para trás Muskegon, nos EUA, e instala-se em Paris com o único propósito de ser artista — mas tornando-se, sobretudo, boémio. Ao bom estilo de Stevenson (aqui a escrever com o enteado), isso é apenas o ponto de partida para as muitas peripécias e aventuras que o levarão até alto-mar, em torno de um misterioso navio britânico naufragado, o Flying Scud, e que envolverão muitas outras personagens inesquecíveis, como o astuto sócio Pinkerton, o capitão Trent ou o aristocrático Carthew.
Ler mais
Autor(es)
Robert Louis Stevenson
Robert Lewis Stevenson nasceu em Edimburgo, na Escócia, a 13 de novembro de 1850. Aos 17 anos, em 1867, entrou na Universidade de Edimburgo para estudar Engenharia, no entanto, o seu verdadeiro interesse eram as artes. Em 1876, conheceu Fanny Osbourne, renomada contista, com quem casou em 1880. Os anos que se seguem são de fértil produção literária: além de continuar a publicar contos em diversos periódicos, nomeadamente na The Cornhill Magazine, deu ao prelo o seu primeiro grande sucesso, A Ilha do Tesouro, em 1883, e, três anos depois, foi a vez de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde. Morre aos 44 anos, antes de terminar aquela que poderia ter sido a sua obra-prima, Weir of Hermiston, um romance histórico passado na era napoleónica. Apesar do sucesso que alcançou em vida e da admiração que colheu de vários contemporâneos, como Rudyard Kipling, Jack London ou Bertolt Brecht, Stevenson foi, durante grande parte do século XX, considerado um escritor menor, associado histórias de terror e aventuras para crianças. O final do século, porém, trouxe o merecido reconhecimento artístico a um dos escritores mais conhecidos, lidos e traduzidos de sempre.
Ler mais Lloyd Osbourne
Lloyd Osbourne (1868-1947, EUA) foi escritor e enteado de Robert Louis Stevenson, com quem escreveu três livros. Tendo nascido em São Francisco, foi em França que a família conheceu Stevenson. Depois da morte do padrasto, com quem passou os últimos anos de vida na Samoa, continuou a escrever e a publicar em nome próprio.
Ler mais