Partilhar

Os Impérios do Internacional- Perspectivas, Genealogias e Processos

Hugo Gonçalves Dores, Ana Filipa Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo, José Pedro Monteiro


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
13,41 € 14,89 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com novos temas, problemas e geografias, este volume desenvolve algumas das reflexões que já se encontram em Os Passados do Presente: Internacionalismo, Imperialismo e a Construção das Sociedades Contemporâneas (Almedina, 2015). Acrescenta, naturalmente, novas preocupações num campo que se tem vindo a fortalecer de forma notável.

Mobilizando uma textura histórica sólida e um suporte empírico rigoroso para as reflexões de natureza teórica, epistemológica e metodológica, o conjunto de textos que compõe. Os impérios do internacional visa repensar, de modo crítico mas sem nunca abdicar de questões de pormenor e de ordem mais acidental, as cronologias, narrativas e as tipologias convencionais utilizadas para compreender o século xx e alguns dos seus legados históricos mais notáveis. Em particular, este volume recupera conscienciosamente a natureza imperial da formação e do desenvolvimento de internacionalismos vários, bem como das dinâmicas internacionais e transnacionais dos contextos políticos, culturais e sociais em que o imperialismo se expandiu, reformou e desintegrou.

Sem prescindir de uma noção deliberadamente alargada e elástica, não fechada em tipologias rígidas, tanto do internacional como do imperial, este livro vem dar deliberadamente mais espaço aos impérios coloniais e formais europeus sem, no entanto, deixar de se debruçar sobre formas imperiais pós-coloniais e as reverberações e legados de um ethos imperial num mundo onde o estado-nação é não só estabelecido como desiderato fundamental mas também como objecto de generalizada celebração.

Ler mais

Autor(es)

Hugo Gonçalves Dores

Hugo Gonçalves Dores é investigador de pós-doutoramento do CES-UC

Ler mais

Ana Filipa Guardião

Ana Filipa Guardião é doutorada em História pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Ler mais

Miguel Bandeira Jerónimo

 Miguel Bandeira Jerónimo é doutorado em História pelo King’s College da Universidade de Londres, investigador do CES-UC e professor no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES); 

Ler mais

José Pedro Monteiro

Doutorando e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento intitula-se Portugal, a Organização Internacional do Trabalho e as políticas de trabalho nativo (1944-1962). É licenciado e mestre em Relações Internacionais, pela Universidade do Minho e Universidade Nova de Lisboa, respectivamente. A sua tese de mestrado, intitulada Portugal, a Organização Internacional do Trabalho e o problema do trabalho nativo: a queixa do Gana recebeu a menção honrosa da Fundação Mário Soares em 2013. Foi Visiting Scholar na Universidade de Brown em 2012. Tem vindo a publicar, em co-autoria ou individualmente, em livros e revistas, nacionais e internacionais. Entre os seus trabalhos mais recentes contam-se os capítulos “Internationalism and Empire: The Question of Native Labour in the Portuguese Empire (1929-1962)” (em co-autoria) e “As dinâmicas internacionais do ‘reformismo imperial português’: o caso da transformação das políticas de trabalho nativo (1961-1962)”. Encontra-se a ultimar um livro de autoria conjunta intitulado Internacionalismo e Império: o problema do trabalho nativo no colonialismo português.

Ler mais