Partilhar

Os cem melhores poemas portugueses dos últimos cem anos

José Mário Silva

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
14,77 € 18,45 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Eis a desafiante antologia de um século de poesia singular e liberta, mensageira do moderno e do ancestral, de uma individualidade complexa mas também do clamor colectivo - uma poesia diversa e plural na sua forma, sempre intensa nos seus temas. 

Entre nomes canónicos já desaparecidos e novas e auspiciosas vozes, a poesia portuguesa é-nos apresentada com um arrojo alheio a espartilhos académicos ou de notoriedade. Este livro constitui uma leitura incontida e luminosa do panorama poético português, marcada sobretudo pelo entusiasmo de dar a conhecer o que de melhor fizeram, ao longo de cem anos, cem dos nossos poetas. Esta é, assim, uma viagem íntima por esse universo paralelo que, nas palavras de Sophia de Mello Breyner, é «uma luta contra a treva e a imperfeição»: a poesia. 

Selecção e organização de José Mário Silva

Alguns dos poetas integrantes: Adília Lopes, Al Berto, Alexandre O’Neill, Ana Luísa Amaral, Armando Silva Carvalho, Carlos de Oliveira, Daniel Faria, Daniel Jonas, Eugénio de Andrade, Gastão Cruz, Golgona Anghel, Hélia Correia, Herberto Helder, João Luís Barreto Guimarães, José Tolentino Mendonça, Luiza Neto Jorge, Margarida Vale de Gato, Manuel António Pina, Miguel Torga, Natália Correia, Nuno Júdice, Ruy Belo, Sophia de Mello Breyner Andresen, Teixeira de Pascoaes, Vasco Graça Moura.


Ler mais

Amostra

Autor

José Mário Silva

José Mário Silva nasceu em Paris (1972) e mora em Lisboa. Licenciou-se em Biologia mas acabou por enveredar pelo Jornalismo em 1993, altura em que começou a trabalhar para o Diário de Notícias. É autor de três livros: dois de poesia, Nuvens e Labirintos (com o qual ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada) e Luz Indecisa, e um de contos (O Efeito Borboleta e outras histórias). É, actualmente, crítico literário e coordenador da secção de Livros do jornal Expresso. Faz, com Inês Bernardo, o podcast Biblioteca de Bolso.

Ler mais