Partilhar

O Visconde da Ribeira Brava na 1.ª República

Nulita Raquel Freitas de Andrade

Em Stock


Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Visconde da Ribeira Brava vive na memória coletiva como político destemido e como homem público que equacionou quase todos os problemas com uma larga visão. Era, indiscutivelmente, um personagem dramático e épico. Gostava, sem dúvida, do poder, como todos os políticos, de fazer coisas grandiosas e de suscitar acontecimentos espetaculares.

O presente livro possibilita ao leitor um olhar aprofundado sobre a vida e a ação política empreendida por Francisco Correia de Herédia, sob a égide da 1.ª República.

Neste estudo histórico-biográfico é possível identificar as medidas empreendidas pelo político nas corporações administrativas locais da Junta Geral do Distrito do Funchal, da Junta Agrícola da Madeira, da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal e da Santa Casa da Misericórdia.

Para lá da ação parlamentar, durante as legislaturas de 1911-15 e de 1915-17, constam os momentos mais carismáticos protagonizados pelo Visconde da Ribeira Brava e as homenagens a ele atribuídas em território nacional. "Por várias vezes, durante o antigo regime, tentei fazer alguma coisa de bom pela Madeira; reconheci, porém, que seria impossível lutar com proveito e capitulei! Mas, logo que vi proclamada a República, entendi que era hora de fazer justiça à nossa terra." Visconde da Ribeira Brava, "O problema da Madeira", O Mundo, n.º 4.566, 25.05.1913

Ler mais

Autor

Nulita Raquel Freitas de Andrade

Ler mais