Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em O vinhateiro na sua vinha, Jules Renard parece ter redescoberto a ruralidade, mostrando uma outra face do seu país.

Jules Renard (Châlons-du-Maine, 1864 - Paris, 1910) escreveu prosa, poesia, peças de teatro e diversos textos para a imprensa. A sua obra mais aclamada viria a ser o Journal (1887-1910), um «diário íntimo» publicado postumamente, testemunho de uma época e das impressões do autor sobre os seus contemporâneos, sempre fiel a um estilo narrativo lacónico, poético, mordaz, humorista.

O vinhateiro na sua vinha, na edição aqui apresentada, resulta de uma compilação «de narrações descritivas, de quadros, breves apontamentos, instantâneos fotográficos» (da apresentação), na sua maioria pré-publicados na imprensa, organizada pelo autor, e publicada na segunda edição revista e aumentada, de 1901.

Ler mais

Autor

Jules Renard

Jules Renard nasceu em Châlons-du-Maine, no País do Loire, em 1864, mas foi em Chitry-les-Mines, na região do Nièvre, para onde, aos dois anos de idade, se mudou com os pais e os dois irmãos, Amélie e Maurice, que veio a crescer.

Aos dezanove anos, Jules Renard muda-se para Paris com o intuito de seguir a carreira de professor, concorrendo à École Normal Supérieure, contudo o seu contacto com a vida literária parisiense fê-lo abandonar este projecto. Decide finalmente enveredar pela literatura, tornando-se assim num «homem de letras»; começa por fazer leituras, publicar poemas e alguns artigos em jornais e revistas.

Jules Renard revelou-se ainda um militante republicano, tendo ocupado o lugar de conselheiro municipal de Chaumot e Presidente de Câmara de Chitry.

O autor viria a falecer em Paris a 22 de Maio de 1910, aos 46 anos de idade.

Ler mais