Partilhar

O Romancista Ingénuo e o Sentimental

Biblioteca do Século

Orhan Pamuk

Envio em 10 dias



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,93 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Que tipo de processos ocorrem nas nossas mentes quando lemos um romance? Qual é a relação entre os personagens de um romance e as pessoas reais? Como é que a arte do romance está ligada à poesia, à pintura e à política? Como é que a voz de um autor, a sua marca identitária e o seu universo particular são criados? Onde é que um romancista fala sobre ele/ela e onde é que ele/ela falam sobre os outros? Como identificar o foco invisível que torna o romance real e como pode ser encontrado? Pamuk responde a todas estas questões com as quais se tem debatido ao longo da sua vida, com exemplos da literatura mundial.

Orhan Pamuk inspirou-se no ensaio de Schiller Sobre a Poesia Ingénua e a Sentimental como tema para abordar múltiplas questões ligadas ao romance. Em O Romancista Ingénuo e o Sentimental, obra subtil e pessoal, Orhan Pamuk fascina-nos com a liberdade com que se move entre a cultura oriental e a ocidental ao falar-nos da sua própria experiência como autor e leitor dos romancistas que o apaixonaram e influenciaram, expondo as misteriosas ligações entre autor e leitor.

Ler mais

Autor

Orhan Pamuk

Orhan Pamuk nasceu na Turquia, em 1952, e estudou Arquitetura antes de se licenciar em Jornalismo na Universidade de Istambul. Grande estudioso e leitor insaciável, escreve desde os 23 anos, uma atividade que o tornou universalmente conhecido e lhe valeu variadíssimos prémios e distinções. Em 2006, recebeu o Nobel da Literatura.

A obra de Pamuk é apreciada por milhares de leitores no Ocidente e no seu país natal, onde os seus livros são sempre bestsellers, apesar das posições críticas manifestadas em relação à política da Turquia.

Toda a obra do autor é publicada, em Portugal, pela Presença. Noites de Peste é o seu mais recente romance.

Ler mais