Partilhar

Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Orhan Pamuk é o grande vencedor do prémio Nobel da literatura 2006. A Academia Sueca não lhe poupou elogios: «na procura pela alma melancólica da sua cidade natal descobriu novos símbolos para o confronto e entrelaçamento de culturas». Um dos mais reconhecidos romancistas, Pamuk tem o seu trabalho traduzido em 45 línguas. Nos seus livros, os leitores são levados a submergir num labirinto de histórias e crenças, onde as personagens com as quais nos identificamos podem a qualquer momento tornar-se estranhas, avançando noutra direcção, para outra vida ou outra cultura. A sua cidade de origem é uma referência incontornável no percurso literário do Nobel, um local onde os leitores de todo o mundo podem viver outra vida com o sentimento de que aquele lugar também lhes pertence.

Em O Meu Nome É Vermelho, inicia-se uma viagem até Istambul, do século XVI onde um iluminista da corte aparece morto no fundo de um poço. A partir daqui desenrola-se uma história que pode ser lida não só como um mistério, mas também como uma história de amor.
A narrativa desenrola-se em torno das investigações deste homicídio, sendo contada alternadamente por diferentes personagens, a maioria humanas, mas também por animais e objectos. Um romance exótico onde se espelha a tensão entre Ocidente e Oriente.

Críticas de imprensa:

«Pamuk é um mestre da narrativa, e um romancista consumado, capaz de colocar o leitor em ambas as faces do espelho, tecendo uma história de múltiplas leituras, num registo esplêndido, onde as diversas vozes deslocam o fulcro da história, viajando entre o passado e o presente, entre a literatura clássica e os anseios de gente viva. Ocidente e Oriente cruzam-se, mais uma vez, questionando-se, olhando-se face a face, como nuvens dissolvendo-se no espelho de água do Corno de Ouro, deixando um rasto de vermelho no céu do entardecer.»
José Guardado Moreira, Expresso

«É um romance encantatório.»
José Riço Direitinho, Público

«Magnífico».
Observer

«Nós, no Ocidente apenas podemos sentir gratidão pela existência de Pamuk, que actua como uma ponte entre a nossa cultura».
Daily Telegraph

«Uma narrativa encantadora».
Publishers Weekly

«Uma história de amor maravilhosa».
Frankfurter Allgemeine Zeitung

«Fabuloso, desconcertante, excitante…é um romance maravilhoso, sonhador, apaixonado e ilustre, exótico de uma forma original e excitante».
Spectator

«O desdobramento do material narrativo é impressionante e não podia ser mais suculento».
El Pais

Ler mais

Autor

Orhan Pamuk

Orhan Pamuk nasceu na Turquia, em 1952, e estudou Arquitetura antes de se licenciar em Jornalismo na Universidade de Istambul. Grande estudioso e leitor insaciável, escreve desde os 23 anos, uma atividade que o tornou universalmente conhecido e lhe valeu variadíssimos prémios e distinções. Em 2006, recebeu o Nobel da Literatura.

A obra de Pamuk é apreciada por milhares de leitores no Ocidente e no seu país natal, onde os seus livros são sempre bestsellers, apesar das posições críticas manifestadas em relação à política da Turquia.

Toda a obra do autor é publicada, em Portugal, pela Presença. Noites de Peste é o seu mais recente romance.

Ler mais