Partilhar

Desconto: 10%
20,70 € 23,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A COMPASSO DOS VENTOS EDITORA LANÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL UM SENSÍVEL ROMANCE SOBRE UM DOS PERÍODOS MAIS CRÍTICOS DO SÉCULO XX: “O REMANESCENTE”, DO ESCRITOR RAFAEL CARDOSO, QUE REVIRA “A TERRA ESCURA DO PASSADO” DE SUA FAMÍLIA E DE UM PERÍODO HISTÓRICO DE HORROR. 

Ao desmontar a casa dos avós, o escritor e historiador de arte Rafael Cardoso descobre um extenso arquivo de fotografias, cartas e documentos e, para a sua surpresa, aquele precioso tesouro familiar revelou uma história bem diferente daquela que conhecia: são esses vestígios, o ponto de partida de uma tortuosa e longa arqueologia familiar.

História e ficção misturam-se na trajetória de Hugo Simon, banqueiro judeu, influente colecionador de arte, político socialista e uma das figuras de destaque na República de Veimar, declarado inimigo do Estado alemão em 1933, logo após a ascensão de Hitler ao poder. Fugindo inicialmente para Paris, na companhia de toda a família, Simon viu-se obrigado a procurar refúgio na América do Sul, depois da queda de França para os nazistas em 1941 e a instauração da República de Vichy. 

Dos regimes autoritários dos anos 1940, o espectro do Fascismo assombra à distância enquanto Simon, a sua mulher Gertrude, as duas filhas, o genro artista e aventureiro e seu neto enfrentam o desafio de construir uma nova vida a partir das ruínas deixadas para trás.

O REMANESCENTE refaz este percurso, de retorno aos tempos em que Hugo nem sonhava com a guerra, muito menos com sua completa descaracterização ao precisar fugir durante os anos em que Hitler avançava e a Europa entrava em colapso. Os detalhes, negados ao autor ao lhe contarem o segredo, foram recuperados, inventados, rebuscados, a fim de dar absoluta veracidade ao texto — como uma retrospetiva em terceira dimensão.

A história não contada do seu exílio no Brasil, onde a sua estrada cruza-se com a de outros exilados notáveis como Stefan Zweig e Georges Bernanos, oferece uma perspetiva única sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. As experiências de Simon e de sua família são o cerne da narrativa, que tem como pano de fundo um país e uma família em rápida mutação.

Ler mais

Autor

Rafael Cardoso

Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1964, dentro de uma renomada família de escritores: a sua mãe é sobrinha de Lúcio Cardoso, autor do cultuado romance “Crónica da Casa Assassinada” (1959) e de Maria Helena Cardoso, autora de “Por onde andou meu coração” (1967). Estudou ciências sociais na Universidade John Hopkins, em Baltimore, onde se formou em 1985, concluiu o mestrado em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, depois, se tornou PhD na mesma área pelo Courtauld Institute of Art, em Londres. É autor de diversos livros sobre história da arte e do design no Brasil, incluindo “Design para um mundo complexo” (2012), “Impresso no Brasil, 1808-1930” (2009), e “Uma introdução à história do design” (2000). Na ficção, é autor de quatro livros, incluindo “Entre as mulheres” (2007), que foi destaque internacional após a sua tradução para o alemão, e “O Remanescente” (2016), publicado pela Companhia das Letras (Brasil), pela S. Fischer (Alemanha) e pela Nieuw Amsterdam (Holanda). É coguionista do longa Maresia (realizado por Marcos Guttmann, 2016) e da série “Arte brasileira quadro a quadro” (2018), baseada em seu livro e televisionada pelo canal Arte1. Atua também como curador independente, responsável, entre outras, pela exposição “From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century” (Somerset House, 2012). Escreve com frequência na imprensa brasileira e é colaborador da revista digital Pessoa, onde mantém uma coluna regular. Atua ainda como colaborador do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mas mora atualmente em Berlim.

Ler mais