Partilhar

O Que É a Vida? Compreender a Biologia em 5 Lições

Paul Nurse

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
13,32 € 16,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prémio Nobel da Medicina 

Um livro fundamental, escrito por um dos maiores cientistas da atualidade.

A vida rodeia-nos - abundante, diversificada e extraordinária - e não para de nos surpreender. Mas o que significa realmente estar vivo? O que temos em comum com bactérias, insetos e árvores?

Paul Nurse, prémio Nobel da Medicina, dedicou grande parte da sua carreira a responder a estas perguntas, tendo como base a divisão celular.

Neste livro, assume o desafio de definir a vida, partindo dos cinco grandes conceitos da biologia: a célula, o gene, os processos da seleção natural, o tratamento da informação pelos organismos vivos e as reações químicas dos seres multicelulares. Indo às raízes da sua própria curiosidade e conhecimentos, e recorrendo às experiências pessoais, dentro e fora do laboratório, partilha com o leitor os desafios que enfrenta, os golpes de sorte que o surpreendem e os momentos verdadeiramente arrebatadores de descoberta. Porque, para sobrevivermos aos desafios da atualidade - alterações climáticas, pandemias, perda de biodiversidade e segurança alimentar -, é essencial que entendamos o que é a vida.

«Este é um livro que inspirará uma geração de biólogos.» - Siddhartha Mukherjee, autor bestseller de O Imperador de Todos os Males

«O livro perfeito para compreender a extraordinária complexidade do que significa estar vivo.» - Bill Bryson


«Sir Paul Nurse explica, de forma clara e elegante, como os processos da vida se desenvolvem. Aprendi muito.» — Philip Pullman, autor bestseller"

Ler mais

Autor

Paul Nurse

Paul Nurse é geneticista e biólogo celular britânico, distinguido pelo seu trabalho de investigação sobre os elementos reguladores do ciclo das células, é professor catedrático de Microbiologia na Universidade de Oxford. Foi presidente da Universidade Rockefeller, em Nova Iorque, e da Royal Society. Atualmente é diretor do Instituto Francis Crick, em Londres. Em 2001, recebeu o prémio Nobel da Medicina, juntamente com Timothy Hunt e Leland Hartwell, pela investigação feita sobre as moléculas reguladoras do funcionamento normal da célula. Foi ainda galardoado com o título de Cavaleiro do Reino Unido, a Legião de Honra de França e a Ordem do Sol Nascente do Japão. Serviu durante 15 anos no Conselho da Ciência e da Tecnologia do Reino Unido enquanto conselheiro do primeiro-ministro e do Governo.

Ler mais