O outro Cascais - 30 Anos da Sociedade Civil e a Fundação Cascais - História, Pedras e Gentes de São Domingos de Rana
João Aníbal Henriques, Luís de Athayde (Pref.)
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Fundação Cascais
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 5604592005525
- Número de páginas: 224
- Capa: Brochada
Sinopse
A Freguesia de São Domingos de Rana, situada no extremo Nascente do Concelho de Cascais, foi sempre espaço votado ao desinteresse pelo poder institucional. Longe do olhar e aparentemente desprovido de factores diferenciadores, principalmente quando é comparado com as freguesias do litoral Cascalense, São Domingos de Rana foi sempre depósito de lixos e sucatas e lugar reservado para a instalação dos equipamentos mais poluentes.
Mas, ao contrário do que se pensava, São Domingos de Rana é um território pleno de História. A sua localização e, principalmente, a sua situação estratégica nos arrabaldes da capital lisboeta, congregaram ali um conjunto de valores culturais e patrimoniais que, mercê de ter sido freguesia esquecida durante muitos anos, foram ficando preservados da cobiça alheia.
Em 1993, quando foi constituída, a Fundação Cascais dedicou especial atenção a este território, acreditando que era ali que estava o verdadeiro potencial de crescimento e de afirmação do Cascais do futuro. E, perante a surpresa de muitos, dedicou-se durante mais de uma década a explorar, estudar, registar e promover os valores extraordinários das Terras de Rana, transformando-as num verdadeiro legado deixado às futuras gerações de Cascalenses.
O livro "O outro Cascais", é assim simbolicamente uma homenagem à Fundação Cascais no seu 30º aniversário. Porque foi ela que em 1993 deu os primeiros passos no sentido de trazer até à luz a excelência extraordinária daquele recanto do Concelho de Cascais, como também porque é em São Domingos de Rana que se concentram as maiores e melhores oportunidades e potencialidades que garantem ao município um futuro congruente.
É uma proposta de passeio que calcorreia os caminhos, os becos e as veredas das terras de Rana e, uma vez mais, se insinua por entre as histórias da História daquelas gentes. Porque O outro Cascais, aquele que se pressente no presente de São Domingos de Rana, é o futuro que desponta já neste imenso presente. Mas é também um tempo dourado pelas memórias sentidas de gerações consecutivas que ali viveram.