Partilhar

O Montado no Portugal Mediterrânico

José Mira Potes

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
16,01 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este trabalho começa pela apresentação do conceito de sustentabilidade em agricultura, para em seguida proceder a uma caracterização detalhada e fundamentada do ecossis­tema Montado.

Depois de conhecido o domínio em que se desenvolve a actividade agro-silvo-pastoril, efectua-se uma análise técnica ao ecossistema, que se distribui por diversos sub-sistemas e estratos constituintes do ecossistema. Assim, são analisados o Melhoramento de Pastagens, o Controlo da Flora Arbustiva, a Preservação da Componente Arbórea, a Pecuária Extensiva e integram-se finalmente todos estes sectores na Multifuncio­nalidade que os envolve.

A avaliação económica incide sobre os produtos do Montado: a Cortiça, a Carne e seus derivados, o Queijo, a Lã, a Lenha, a Caça, o Mel, as Plantas Aromáticas e Medicinais, os Cogumelos e por último o Turismo.

Estuda-se o impacto ambiental do ecossistema Montado no Solo, na Água, no Ar, no Fogo e na Biodiversidade.

Depois de uma discussão geral de todas as matérias aborda­das, apresenta-se uma análise SWOT, que em conjunto, ajudam a construir uma séria de conclusões, donde se destaca a classificação do ecossistema Montado como modelo de sustentabilidade em agricultura.

Ler mais

Autor

José Mira Potes

JOSÉ MIRA POTES – Nascido em Évora a 17/5/1957 desde muito cedo se identificou com o mundo rural através do “Monte das Oliveiras”, que hoje é sua propriedade e residência. O percurso formativo começou pelo Colégio Militar, licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora em 1980, pós- graduação no CIHEAM em Saragoça, Espanha (1980/1981) e obtenção do grau de Mestre em Produção Animal em 1988, pela UTL – Escola Superior de Medicina Veterinária. Finalmente, obteve o grau de Especialista em Agro-Silvo-Pastorícia, pelo Instituto Politécnico de Santarém em 2010. A carreira profissional iniciou-a com o ingresso na carreira do Ensino Superior Politécnico, na Escola Superior Agrária de Santarém em 1982, como Assistente do 1.o Triénio, sendo actualmente Professor Coordenador. Entre 1996 e 2008 desempenhou funções na Direcção da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, em Elvas, requisitado pelo INIA. Desempenhou as funções de Director da ESAS entre 2014 e 2018 e de Presidente do Instituto Politécnico de Santarém entre 2018 e 2020. No ano lectivo 2022-2023 termina o percurso profissional como docente das áreas científicas de Pastagens, Forragens, Produção Animal e Agro-Silvo-Pastorícia, sendo este livro o resultado do conhecimento adquirido ao longo do percurso profissional.

Ler mais