Partilhar

Agro-Silvo-Pastorícia - Bases para Um Código de Boas Práticas

José Mira Potes

Em Stock



Desconto: 10%
17,99 € 19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O acesso ao conhecimento é, seguramente, a principal limitação estrutural da generalidade da agricultura portuguesa e, certamente, dos sistemas agro-silvo-pastoris. Esta limitação resulta, por um lado, de grandes deficiências na fase de produção do conhecimento (investigação/experimentação), uma vez que o sistema implementado privilegia a investigação disciplinar de curto prazo, muito focada na produção de artigos científicos e não na resolução de problemas complexos e multidisciplinares. Por outro lado, há uma quase ausência de um sistema de extensão rural que dê suporte técnico aos empresários agrícolas com a responsabilidade de gerirem o montado.

No livro que agora se publica, José Mira Potes procura dar resposta a esta grande limitação por todos sentida. Numa primeira fase este livro sintetiza e interliga os conhecimentos necessários para gerir os diferentes componentes do sistema o que, por si só, é de uma grande ajuda para todos os agentes com responsabilidades na gestão do montado. Na segunda parte desta obra, o Autor faz propostas concretas de como se poderia alicerçar um sistema de produção e divulgação de conhecimento, sem o qual será muito difícil garantir a sobrevivência do montado, no contexto de um mundo em mudança. O país só lhe pode agradecer por este esforço.

MÁRIO CARVALHO (da Apresentação)

Ler mais

Autor

José Mira Potes

JOSÉ MIRA POTES – Nascido em Évora a 17/5/1957 desde muito cedo se identificou com o mundo rural através do “Monte das Oliveiras”, que hoje é sua propriedade e residência. O percurso formativo começou pelo Colégio Militar, licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora em 1980, pós- graduação no CIHEAM em Saragoça, Espanha (1980/1981) e obtenção do grau de Mestre em Produção Animal em 1988, pela UTL – Escola Superior de Medicina Veterinária. Finalmente, obteve o grau de Especialista em Agro-Silvo-Pastorícia, pelo Instituto Politécnico de Santarém em 2010. A carreira profissional iniciou-a com o ingresso na carreira do Ensino Superior Politécnico, na Escola Superior Agrária de Santarém em 1982, como Assistente do 1.o Triénio, sendo actualmente Professor Coordenador. Entre 1996 e 2008 desempenhou funções na Direcção da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, em Elvas, requisitado pelo INIA. Desempenhou as funções de Director da ESAS entre 2014 e 2018 e de Presidente do Instituto Politécnico de Santarém entre 2018 e 2020. No ano lectivo 2022-2023 termina o percurso profissional como docente das áreas científicas de Pastagens, Forragens, Produção Animal e Agro-Silvo-Pastorícia, sendo este livro o resultado do conhecimento adquirido ao longo do percurso profissional.

Ler mais