O manual original do Método Montessori.
O método Montessori é uma das tendências mais importantes da educação atual, ajudando a desenvolver crianças autónomas, independentes, responsáveis e capazes de pensar por si mesmas.
Este pequeno guia mostra como criar uma Casa das Crianças, um ambiente de aprendizagem onde as crianças podem ser os seus próprios mestres, livres para se desenvolverem, aprenderem ao seu próprio ritmo e quais os materiais e brinquedos que devem ser utilizados de maneira a estimular (sem limitar) a criatividade da criança, bem como a sua capacidade de observação, reconhecimento, análise e categorização.
Um livro de leitura obrigatória para todos os interessados em desenvolvimento infantil. Inclui imagens originais e ilustrações.
Ler mais
Maria Montessori
Maria Montessori nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Itália e, desde tenra idade, teve de lutar contra as limitações impostas às mulheres pela sociedade. Enfrentando a resistência do pai, mas munida do apoio da mãe, Montessori formou-se com distinção na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma em 1896. Ao fazê-lo, tornou-se uma das primeiras médicas italianas.
Em 1900, assumiu o cargo de diretora de uma escola para crianças com deficiência e começou a investigar extensivamente o desenvolvimento e a educação na primeira infância. O sucesso desse trabalho estimulou o seu desejo de testar com todas as crianças os métodos de ensino que criara. Em 1907, o governo italiano deu-lhe essa oportunidade, e Montessori fundou a Casa de Crianças, na qual os professores eram encorajados a dar um passo atrás e a seguir os pupilos, isto é, a deixar que os interesses naturais destes assumissem a liderança.
Ao longo do tempo, Montessori ajustou os seus métodos por tentativa e erro. Os seus escritos serviram para espalhar o Método Montessori por toda a Europa e pelos Estados Unidos. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, viu-se forçada a fugir para a Índia, e a maioria das escolas que formara fechou.
Maria Montessori viria a falecer no dia 6 de maio de 1952, na Holanda, na companhia do filho, Mario, a quem deixou o seu legado. O trabalho que desenvolveu em prol das crianças de todo o mundo rendeu-lhe três indicações para o Prémio Nobel da Paz. A década de 1960 testemunhou um ressurgimento das escolas Montessori, que se estendeu até aos dias de hoje.
Ler mais