Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Celeste Malpique, conhecida psiquiatra da infância e adolescência, psicanalista didacta da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, parte de «Alice no País das Maravilhas» de Lewis Carrol, a menina à descoberta do seu próprio corpo e sexualidade, para reunir alguns estudos que realizou sobre a puberdade feminina. O Prof. Daniel Sampaio prefacia este livro e diz «que em boa hora vem a público, pois constitui um importante trabalho de reflexão e é um instrumento de trabalho muito útil para todos os que se dedicam ao estudo, à clínica e à intervenção terapêutica com crianças e adolescentes». «O Fantástico Mundo de Alice» mostra como é, por vezes, dramática a fantasia e o sofrimento que acompanham a passagem de menina a mulher, ou seja, a separação da mãe.

Ler mais

Autor

Celeste Malpique

Médica psiquiatra, Pedopsiquiatra/ /Psicoterapeuta, Psicanalista titular [ESPP/IPA]. Dirigiu o Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil, nos SSMental do Norte (1965-2001). Doutorou-se em 1985 e jubilou-se como Professora Catedrática Convidada do ICBAS da Uporto no ano 2000, tendo aí leccionado a disciplina de Psicologia Médica.

Principais obras publicadas:

A Ausência do Pai (Ed. Afrontamento, 1990), Pais/Filhos em Consulta Psicoterapêutica (Ed. Afrontamento, 1997), Fernando em Pessoa. Ensaios de reflexão psicanalítica (Fenda Edições, 2007), O Fantástico Mundo de Alice – Puberdade Feminina (Climepsi Editores, 2014), Na Floresta do Alheamento.

Diálogo improvável com Fernando Pessoa (Chiado Editora, 2014).Tem inúmeros artigos publicados em revistas científicas da especialidade ou de âmbito cultural.

Ler mais