Partilhar

Desconto: 20%
19,53 € 24,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Dos autores do bestseller internacional Porque Falham as Nações, uma nova obra crucial que responde à pergunta «porque floresce a liberdade em alguns Estados mas é presa do autoritarismo e da anarquia noutros?» e que nos explica como podemos preservar a liberdade, apesar das novas ameaças que pesam sobre ela.

Em Porque Falham as Nações, Acemoglu e Robinson demonstraram que a ascensão e a queda dos países dependem não da cultura, geografia ou acaso, mas do poder das instituições. No presente livro, constroem uma nova teoria sobre a liberdade e as formas de a alcançar, recorrendo a numerosos exemplos, tanto da atualidade como de vários períodos da história mundial.

«Uma viagem fascinante através dos continentes e da história humana para revelar o ingrediente crítico da liberdade. Nos tempos que correm, não existe investigação mais importante nem livro mais importante do que este.»

George Akerlof, Prémio Nobel da Economia, 2001

«A liberdade não se conquista facilmente. Muitas populações sofrem por causa de governos ineficazes e estão encerradas na prisão das normas e tradições. Neste fresco muitíssimo original, os autores guiam-nos numa viagem pelas civilizações, ao longo do tempo e do espaço. Uma proeza notável apenas ao alcance de Acemoglu e Robinson, que parece destinada a repetir o percurso excecional de Porque Falham as Nações.»

Jean Tirole, Prémio Nobel da Economia, 2014

Ler mais

Autor(es)

Daron Acemoglu

Nascido em 1967, é Institute Professor de Economia no MIT e desenvolve investigação sobre as origens históricas da prosperidade, da pobreza e dos efeitos das novas tecnologias no crescimento económico, no emprego e na desigualdade. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais a John Bates Clark Medal, atribuída a economistas com menos de 40 anos que deram um contributo muito significativo para o pensamento e conhecimento económicos (2005); o BBVA Knowledge Award in Economics, Finance, and Management pelo conjunto da sua carreira (2016), e o Global Economy Prize do Kiel Institute (2019). É coautor (com James Robinson) de O Equilíbrio do Poder e do best-seller Porque Falham as Nações (2013) ambos publicados pela Temas e Debates. 

Ler mais

James A. Robinson

Ler mais