Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Talvez por culpa da mãe, Cândida Patrício, o jovem Manoel Caroça fez-se um sonhador. A pesada e granítica cidade da Guarda já não lhe bastava, nem o vale rochoso onde o pai imperava. Queria conhecer mundo. E o mundo era Lisboa, era Paris, eram as Colónias onde enriqueciam os portugueses…

O Bisavô é a biografia romanceada de Manoel Caroça, o bisavô da autora. Através dele acompanhamos a saga de três gerações de uma família beirã, desde o fim do século xix até às vésperas da Guerra Civil Espanhola. Anos abalados pela queda da Monarquia, pela Grande Guerra, pela devastação da tuberculose e da pneumónica, pela grande depressão. 

História até hoje inédita, surge agora rigorosamente reconstruída graças às memórias ainda vívidas de uma descendência vasta, bem como às cartas, retratos e documentos desenterrados dos baús que foram sobrevivendo aos sótãos por onde passaram… 

E ironicamente, ao escrever a sua obra mais íntima até à data, a autora de Marquesa de Alorna oferece-nos um impressionante fresco do nosso país – a saga desta família é o retrato de Portugal.

Ler mais

Autor

Maria João Lopo de Carvalho

Maria João Lopo de Carvalho é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1989 fundou uma empresa dedicada à edição de livros personalizados e ao ensino de inglês para crianças. Foi também publicitária e assessora do Gabinete de Educação e Acção Social da Câmara de Lisboa. Publicou mais de cinquenta títulos de literatura infanto-juvenil e cinco romances históricos de grande sucesso: Marquesa de Alorna (2011), Padeira de Aljubarrota (2013), Até Que o Amor me Mate — As Mulheres de Camões (2015), O Fado da Severa (2017), O Bisavô (2020).

Ler mais