Partilhar

No Labirinto de Outubro- Cem anos de revolução e dissidência

Rui Bebiano

2 dias


Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O primeiro capítulo, «Revolução, paradigma, dissidência», reflete sobre a história da ideia de revolução e os avatares contemporâneos das suas dinâmicas e ritmos. O segundo, «A construção do Outubro Vermelho», ocupa-se mais objetivamente da Revolução Russa, da sua história e da sua interpretação. O terceiro capítulo, «Edificação, violência, centralismo», segue ao encontro de três dos elementos que ajudaram a compor aquele paradigma e possibilitaram a sua imposição. No quarto, designado «Os artistas e os intelectuais», refere-se a importância da construção de uma «cultura comunista» autónoma, dotada de longo lastro e com forte dimensão internacional.
No quinto capítulo, «Percursos da crítica e da alternativa», acompanham-se itinerários, questionamentos e adaptações do modelo, na perspetiva do caminho para o socialismo como um processo integrador da diversidade. Por fim, no sexto capítulo, «Dissidências e novos horizontes», apresentam-se casos exemplares de divergência orgânica e intelectual no campo da esquerda em relação ao paradigma preponderante na leitura, feita principalmente a partir do segundo pós-guerra, do impacto emancipatório da Revolução de Outubro, assim como do refluxo do seu prestígio durante os «longos anos sessenta» e depois a seguir a 1989.

Ler mais

Amostra

Autor

Rui Bebiano

Rui Bebiano é historiador, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Nos anos 80 e 90 trabalhou no barroco político e nas representações da guerra nos séculos XVII-XVIII. Nas últimas duas décadas tem estudado temas de história da cultura e das ideias no período que vem dos anos 50 até à atualidade. Os seus atuais interesses são a história do tempo presente, dos intelectuais e das representações da utopia. Tem uma dúzia de livros e centenas de artigos publicados, colaborando com regularidade em publicações periódicas e blogues, em particular com crítica de livros e artigos de opinião. É diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Com a edições 70 publicou uma biografia intelectual sobre Tony Judt.

Ler mais