Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Pactor
- Coleção: Abordagens Psicoterapêuticas
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789896932039
- Número de páginas: 176
- Capa: Brochada
Sinopse
Este é o primeiro livro da coleção “Abordagens Psicoterapêuticas”, dedicada a temas centrais da clínica contemporânea. A obra inicia com um enquadramento teórico sobre a evolução do narcisismo, desde a sua origem mítica à sua conceptualização como perturbação de personalidade, passando pelas suas múltiplas manifestações, seguindo-se os contributos de psicoterapeutas experientes que, a partir de diferentes abordagens psicoterapêuticas - psicanálise relacional, psicanálise do casal e da família, terapia cognitivo-comportamental e terapia de casal sistémica -, partilham casos clínicos ilustrativos, com profundidade e clareza.
Com um equilíbrio entre reflexão teórica e aplicação clínica, este livro oferece uma visão plural e integrada do tratamento psicoterapêutico do narcisismo. As dificuldades, os impasses e os sucessos terapêuticos são expostos de forma acessível e realista, permitindo ao leitor um contacto direto com a complexidade – e também com a possibilidade de transformação - desta problemática.
Dirigida a psicólogos, psicoterapeutas e estudantes da área da saúde mental, esta obra propõe-se contribuir para uma maior compreensão do narcisismo em contexto clínico, fornecendo ferramentas úteis e modelos de intervenção, a partir de diversas perspetivas.
Temas:
Narcisismo normal, narcisismo patológico e perturbação de personalidade narcísica (PPN);
Abordagem nosológica e desafios atuais: narcisismo grandioso e narcisismo vulnerável;
Psicoterapia psicanalítica relacional;
Psicanálise de casal e narcisismo;
Intervenções cognitivo-comportamentais e contextuais dirigidas ao narcisismo patológico e à PPN;
Narcisismo e dinâmicas relacionais na terapia de casal sistémica;
Modelos psicoterapêuticos: evidências gerais e implicações para o tratamento da PPN.
Prefácio de Mauro Paulino