Partilhar

Na Noite Escura

Bruno Munari

5 dias


Desconto: 20%
17,60 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para entendermos o livro “Na Noite Escura”, devemos começar por dizer que no princípio era o livro ilegível: um género de livro sem texto, cujas imagens abstractas se vão transformando ao folhear as páginas, seguindo o mesmo processo dos fotogramas. Segundo Munari, estes livros tinham como finalidade experimentar todas as opções de comunicação visual e técnicas de impressão que não envolvessem palavras. Como consequência de todo esse processo de experimentação surge o livro “Na Noite Escura”. Um objecto que reconfigura a relação com o leitor ao aliar o lado visual ao desafio proposto pelos próprios materiais que formam o livro, os quais, graças às suas características, passam também eles a ser agentes da narração: a representação da noite pelo papel negro, o romper do dia pelo delicado papel vegetal e um papel reciclado que nos leva, através de um cortante, ao interior de uma gruta. Nada é acessório neste livro, todos os aspectos visuais e materiais interligam-se para construir uma estrutura una e indivisível, plena de sentido. Uma verdadeira obra-prima saída das mãos de um dos mais influentes designers do séc. XX.
Considerado hoje um marco na história da ilustração, o livro “Na noite escura”, depois de recusado por vários editores, foi editado pela primeira vez em 1956 por Giuseppe Muggiani.

Ler mais

Autor

Bruno Munari

Tendo sido um homem multifacetado - arquiteto, escultor, professor, projetista, designer, escritor e filósofo, entre outras atividades - Bruno Munari (Milão, 1907-1998) foi, antes de mais, um artista que refletiu precisamente sobre os limites da arte e da sua interpenetração com outras formas de criatividade. Contribuiu com fundamentos em muitos campos das artes visuais (pintura, escultura, cinema, design industrial, gráfico) e também com outros tipos de arte (literatura, poesia, didática), com a investigação sobre o tema do jogo, a infância e a criatividade. Recebeu inúmeros prémios e distinções, entre eles o prémio Andersen e o prémio Lego.  

Ler mais