ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,52 € 14,39 €

Sinopse

A Noite é uma peça de teatro de Manuel António Pina, que foi estreada em 24 de janeiro de 2001 no Teatro da Vilarinha (Porto), pela companhia Pé de Vento. Como nos diz o autor na sua carta de intenções para a encenação, «A ação passa-se em três tempos, dominados pelos dois aparecimentos de Vénus no horizonte visível, ora como “estrela da tarde” ora como “estrela da manhã”, isto é, pela morte e pelo renascimento: fim da tarde, dia (manhã) e, entre ambos, a imensa e estelar noite simbólica. O tempo cronológico exterior da ação é atravessado horizontalmente por dois tempos interiores: o tempo presente, o da narração [...] e o tempo parado e intemporal da memória e/ou da imaginação [...]. Os dois irmãos gémeos
pretendem representar a duplicidade e contradição interna de cada homem: ativo/passivo, terra/céu, luz/obscuridade, matéria/ espírito, realidade/sonho, esperança/medo. [...] A Mãe é a segurança, a vida prática e quotidiana: a Terra. O Pai é a desmesura e o sonho, a imaginação criadora, a fantasia: o Céu. [...]»
Realidade? Sonho? A resposta é a noite. Isto é, o teatro; isto é, a realidade e o sonho. A presente edição conta com ilustrações e design de Abigail Ascenso.

Ler mais

Autor

Manuel António Pina

Ler mais