Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789895665242
- Número de páginas: 164
- Capa: Brochada
Sinopse
O presente livro tem como inspiração a autobiografia educativa relativa - mente ao período temporal em que cresci e me tornei adulto, ou seja, desde o meu nascimento em 1948 até 1978, englobando neste marco temporal o período revolucionário até à minha participação na Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. As pequenas estórias que escrevi abrangem, sem qualquer preocupação de exaustividade, o meu período de vida durante a Ditadura e os tempos da Revolução.
Foi nessa época que aprendi a ser “mestre de mim próprio”, para utilizar uma expressão frequente na literatura sobre a “questão social”. Na origem da decisão de escrever e publicar este livro está uma troca de mensagens entre mim e o meu filho Manuel Pedro em que eu argumentei a favor das virtualidades do regime democrático de que o 25 de ABRIL é a Revolução fundadora.
***
Nestes últimos anos da década de sessenta, o dinamismo e a capacidade de agitação e de mobilização destes grupos radicais que se reclamavam do marxismo-leninismo, de que fazíamos parte, fizeram crescer a sua influência no seio do Movimento Estudantil muito para além do pequeno número dos militantes. Foram sempre minorias aguerridas capazes de representar, com firmeza, os desejos de liberdade e de luta contra a guerra colonial, por parte da maioria dos estudantes. A capacidade de “moldar” a circunstância do quotidiano fazia com que nos sentíssemos nas faculdades como que “em terra libertada”, fazendo e distribuindo panfletos e jornais, afixando jornais murais, organizando debates, sessões de música e de poesia.
[Natércia Afonso]
Ler mais