Partilhar

Desconto: 20%
5,60 € 7,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Monadologia é a obra emblemática de Leibniz, na qual o autor retoma e reformula o núcleo da sua filosofia, na procura de um suplemento de beleza e coerência.
Mónada significa unidade de uma multiplicidade infinita de fenómenos que constituem o mundo actual. Assim, cada mónada realiza uma nova possibilidade do mundo comum, regulado pela expressão recíproca de todas as coisas.
O universo monadológico forma uma escala harmónica, em que tudo se faz por graus, sem ruptura do continuum, mas procurando sempre um estado de maior perfeição.

Ler mais

Autor

Gotfried Leibniz

LEIBNIZ (1646-1716) doutora-se aos 19 anos em direito e dedica grande parte da sua vida à carreira política e diplomática. Depois de conhecer pascal, dedica-se também à matemática, e é o inventor (simultaneamente com Newton) do cálculo infinitesimal.
A filosofia de Leibniz, grandemente influenciada por Descartes, é racionalista, baseia-se na existência de uma infinidade de substâncias simples, a que Leibniz atribuiu o nome de mónadas, que são activas e não actuam umas sobre as outras. Mas como é possível a ordem do universo se as mónadas actuam por si e desligadas das restantes? A resposta de Leibniz a esta questão é a sua teoria da ordem pré-estabelecida: Deus ao criar o mundo ordenou as mónadas de tal modo que, mesmo sem existirem influências mútuas entre as mónadas, o resultado final da actividade de todas é a ordem harmónica da totalidade.

Ler mais