Partilhar

Desconto: 10%
14,94 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Évora Monte, o fim da Guerra dos Dois Irmãos e o fracasso do liberalismo em Portugal.

Miguelistas e Liberais
analisa a crise política e económica que se iniciou com a Guerra Peninsular e a fuga da corte para o Brasil, e que foi agravada pela revolução de 1820 e pela redação da primeira Constituição portuguesa. Seguiu-se a contrarrevolução, a reivindicação do trono por D. Pedro (imperador do Brasil) em favor da filha, D. Maria da Glória, e a contestação desta por parte do seu irmão, D. Miguel, o Usurpador, que precipitou a chamada Guerra dos Dois Irmãos e que culminou no exílio de D. Miguel. A Concessão de Évora Monte marcou o fim da Guerra Civil, mas não trouxe a desejada estabilidade porque as reformas liberais, apoiadas apenas por uma pequena elite urbana, pouco impacto tiveram na sociedade portuguesa, maioritariamente agrária, que se manteve imune quer a pressões internas, quer às influências externas.
Em Miguelistas e Liberais, Ron B. Thomson demonstra que o liberalismo em Portugal foi um fenómeno urbano, de elite, esclarece as razões para o seu fracasso e explica como foi possível aos liberais ganharem a guerra mas perderem o povo.

Ler mais

Autor

Ron B. Thomson

Ron B. Thomson é professor emérito no Pontifical Institute of Mediaeval Studies, em Toronto. Mestre em História da Ciência e da Tecnologia e doutorado em História Moderna, pela Universidade de Oxford, Thomson desenvolve investigação sobre a História da Ciência Medieval e a História de Portugal. Divide os seus dias entre Lagoa (Algarve) e Toronto.

Ler mais