Partilhar

À Mesa Com Charles Dickens

Catherine Hogarth Dickens

2 dias


Desconto: 20%
11,76 € 14,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A 2 de Abril de 1836 Catherine Hogarth casou com Charles Dickens, de quem teve dez filhos. No ano seguinte o que viria a ser um mito da literatura inglesa inicia a publicação em folhetim durante vinte meses Memórias do Sr. Pickwick, obra que o celebrizou, para além da escrita, também como caricaturista. As suas preocupações sociais dão origem ao lendário Oliver Twist, em que dá testemunho da dureza do trabalho das fábricas. Numa inédita interacção com os leitores, as cartas que lhe são dirigidas são um contributo e um estímulo para a sua inspiração. Catherine Hogarth Dickens acompanha e colabora activamente, pois chegou a representar com Charles Dickens. Todavia as suas responsabilidades como mãe de dez filhos e a perda de seis, não lhe permitiam a disponibilidade necessária. Apoiava o escritor criando condições para excelente e produtivo relacionamento social. Os jantares de que nos deixou registo eram organizados sazonal e metodicamente. E, permitiram talvez a Charles Dickens a construção de personagens e situações que enriqueciam a veracidade da sua obra. Em plena revolução industrial recortava os terríveis ambientes sociais que em Nicholas Nickleby (1839) revelava o abuso nos internatos, e a exploração infantil. Grande parte da vida social passava-se à mesa e a organização dos menus e selecção dos convidados era criteriosamente planificada pelo casal Dickens.
Catherine Hogarth Dickens tomou sistematicamente a devida nota dos célebres jantares o que permite neste livro À MESA COM CHARLES DICKENS, aceder aos cardápios que documentam os hábitos alimentares da época victoriana.
Este precioso documento gastronómico foi traduzido por Edite Vieira Phillips e contextualizado historicamente com um prefácio e um posfácio.

Ler mais

Autor

Catherine Hogarth Dickens

Ler mais