Partilhar

Mediatecas - São Tomé e Príncipe

Joaquim P. Gonçalves

Poucos exemplares em stock



16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é um estudo que valoriza a dimensão qualitativa, que incide sobre a avaliação das duas mediatecas de São Tomé e Príncipe, do seu papel e das relações que quotidianamente estabelecem com a comunidades, a que não são alheios os respetivos contextos. Um estudo que parte das bibliotecas para a compreensão da emergência das mediatecas e, neste âmbito, da Rede de Mediatecas da Lusofonia, que contextualiza as Mediatecas de São Tomé e Príncipe, cruzando as perspetivas da coordenação-geral (em Lisboa), dos coordenadores locais das Mediatecas e, como não poderia deixar de ser, dos seus utilizadores, aqueles que melhor justificam a sua existência. Um estudo, por último, de elevada qualidade, bem estruturado e fundamentado, que também levanta as dificuldades de quem vive o seu quotidiano, porém demonstrativo de que as Mediatecas da Lusofonia continuam a fazer sentido em São Tomé e Príncipe.

CARLOS GUARDADO DA SILVA

** *

Quer o título do livro, quer o objeto, quer sobretudo o Objetivo maior – o da erradicação da pobreza extrema e da fome – obrigam a reconhecer a atualidade do projeto, mesmo quando o conceito de ‘mediateca’, ao contrário do que sucedeu na década de 80 do século XX, vem cedendo lugar ao de ‘biblioteca’, e de modo particular em alguns territórios, sobretudo do hemisfério norte. E, também, a sua pertinência, quando importava acentuar o papel, o valor e o fator de mudança – que trouxeram, como continuam a trazer, os media, isto é, as tecnologias da informação e comunicação. On- tem como hoje, continuam as mediatecas a exercer em São Tomé e Príncipe o seu papel de centros de informação e conhecimento, cultura e educação, a partir dos quais muitos acedem às tecnologias, à Internet, a maior biblioteca do mundo.

Ler mais

Autor

Joaquim P. Gonçalves

JOAQUIM P. GONÇALVES – Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui, também, Licenciatura em História, Pós-graduação em Ciências da Documentação e Informação – Área de Arquivo, e Curso de Especialização em História Medieval pela mesma instituição. É Investigador Integrado do Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, desde 2017. É, ainda, (co)autor de artigos em revistas nacionais e internacionais na área de História, coautor de capítulos na temática da Investigação Científica e cocoordenador do Manual de Investigação Qualitativa (Pactor, 2021).

Ler mais