Partilhar

Desconto: 62%
10,00 € 26,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Esta análise vai deixar marcas na bibliografia temática relativa às relações entre direito, justiça e comunicação social"
CUNHA RODRIGUES (prefácio)

A sobrerrepresentação da realidade criminal nos mass media condiciona de modo determinante a percepção da realidade chamando a atenção da política e promovendo a produção jurídico-criminal. Este estudo sobre a realidade portuguesa comprova, de acordo com entrevistas a políticos, magistrados e juristas, a influência dos media nas opções legislativas.
Nas recentes alterações ao Código Penal e ao Código de Processo Penal procura-se identificar as resultantes de influência directa da cobertura mediática do processo Casa Pia.

"É claro que o tratamento jornalístico influi na decisão política " RUI PEREIRA (pp. 205)

Índice

Primeira Parte
Direito e Sociedade
Media e Sociedade
Media e Direito Penal
Os Media "Fontes Informais" de Direito Penal

Segunda Parte
Os Media como "Fontes informais" de Direito Penal e Processual Penal. A Situação Portuguesa
Estudo de Caso. O Processo Casa Pia

Anexos/Entrevistas


Recensões:
• RTP - «As Escolha de Marcelo Rebelo de sousa»

Ler mais

Autor

Sara Pina

Sara Pina é professora do Curso de Ciências da Comunicação e Cultura da Universidade Lusófona onde coordena a área de Jornalismo. É, também, editora da revista da Fundação Luso-Americana onde trabalha nas áreas do jornalismo e comunicação. Edita, para o Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal, da Faculdade de Direito de Lisboa, a primeira revista portuguesa de finanças públicas e direito fiscal. Fez a licenciatura em jornalismo no Porto e, também, o mestrado em Lisboa (U.Nova), tem formação em direito e alguns cursos de especialização no estrangeiro (nomeadamente na Ecole Nationale d’Administration, em Paris). Enquanto jornalista profissional trabalhou em vários órgãos de comunicação social nacionais como o Público, a Sábado, a Notícias Magazine e a Visão. Foi responsável pelo gabinete de imprensa de dois Procuradores-Gerais da República. É autora do livro a «Deontologia dos Jornalistas Portugueses» e de vários artigos científicos bem como alguns contos de ficção.

Ler mais