Partilhar

Médicos e Cirurgiões do Exército Português na Guerra Peninsular - Percursos, Vivências e Contributos

Rui Pires de Carvalho

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O percurso e o desempenho profissionais de médicos (ou físicos) e cirurgiões que exerceram funções no Exército Português durante a Guerra Peninsular são hoje mal conhecidos. Qual era a sua formação, quais os seus antecedentes, em que condições exerciam as suas funções, como interagiam e que contributos deixaram para a medicina militar, a medicina em sentido lato e a sociedade, foram aspectos que pretendemos estudar, analisar e divulgar. Neste desiderato, propusemo-nos concomitantemente fazer uma pesquisa prosopográfica dos mesmos, procurando trazer novos dados à sua historiografia actual. Os normativos que regiam a actividade dos facultativos (nacionais ou estrangeiros) do Exército Português da época e as novas linhas de orientação da Saúde Militar que se sucederam (nas Cortes de 1821) foram outros aspectos que mereceram a devida atenção, quer no seu enquadramento institucional quer relativamente a consequências directas (reforma e retracção do dispositivo) no período imediato.

Ler mais

Autor

Rui Pires de Carvalho

Rui Miguel Correia Pires de Carvalho nascido no Porto, em 1966, fez o Curso de Medicina no Hospital de S. João (1984-1990).

Concorreu ao Quadro Permanente do Exército em 1992, passando à Reserva, a seu pedido, a 31 de Dezembro de 2016, como Tenente coronel.

Iniciou a Especialidade de Neurocirurgia em Janeiro de 1994 (Hospital de S. Maria), obtendo o Grau de Especialista Hospitalar em Julho de 2000 e de Consultor (Assistente Graduado) em Dezembro de 2014.

Foi Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Militar Principal (HMP), de Setembro de 2001 a Abril de 2009, Chefe de Repartição de Medicina da Direção de Saúde do Exército, de 2009 a 2012, e Chefe da Unidade Integrada de Neuro- cirurgia do Hospital das Forças Armadas - Pólo de Lisboa (HFAR-PL), entre 2012 e 2016.

Cumpriu missão na Bósnia de Janeiro a Julho de 2001.

Tem a competência em Medicina Militar da Ordem dos Médicos.

Interesse na área da História Militar, da Saúde Militar e da Medicina, com publicação de diversos artigos em revistas e jornais nacionais e internacionais. Co-autor do Livro A Medicina e a Farmácia no Tempo das Invasões Francesas, editado pela Leader Oeste; co-coordenador e co-autor do Livro O Exército e a Saúde Militar na Primeira Guerra Mundial - Memórias e Progressos, editado pelo Exército Português e a Biblioteca do Exército.

Doutorado em História, na especialidade de História Contemporânea, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Membro da Direcção da Secção de História de Medicina da Sociedade de Geo- grafia de Lisboa desde 2019. Presidente da mesma Secção em 2024.

Mantém prática clínica.

Ler mais