Partilhar

Matadouro Cinco

Kurt Vonnegut

Em Stock



Desconto: 10%
17,96 € 19,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro nunca foi tão necessário.

Um dos mais importantes romances de sempre sobre o absurdo da guerra.

Dresden, 1945: escassos meses antes do fim da guerra, a cidade é bombardeada até à destruição total, dezenas de milhares de pessoas mortas numa só noite. Escondido na cave de um matadouro, conhecemos Billy Pilgrim, jovem protagonista desta narrativa, que, como Kurt Vonnegut, foi feito prisioneiro de guerra pelo exército alemão e sobreviveu ao bombardeamento. Com ele embarcamos numa odisseia que atravessa vários tempos - passado, presente e futuro -, como se Pilgrim imitasse o caminho percorrido por qualquer vida destroçada, procurando sentido na inevitável falibilidade humana.

Kurt Vonnegut escreveu sobre um dos episódios mais atrozes da Segunda Guerra Mundial, fazendo uso de um olhar e de uma técnica inesperados: ao lado do horror, o riso; ao lado do medo, a ternura; ao lado da indiferença, a esperança. Demorou vinte anos a transformar a sua experiência num romance sobre a guerra que fosse diferente de todos os outros. O resultado é uma obra-prima.

Clássico absoluto da literatura do século XX e um dos mais importantes romances antibélicos de sempre, Matadouro cinco consagra Kurt Vonnegut como uma das grandes vozes da ficção americana.

Ler mais

Amostra

Autor

Kurt Vonnegut

Kurt Vonnegut Jr. (11 de Novembro de 1922 – 11 de Abril de 2007) foi um escritor americano. Com uma carreira de mais de 50 anos, publicou 14 romances, três colecções de contos, cinco peças de teatro e cinco obras de não-ficção, com outras colecções a serem publicadas após a sua morte.

Nascido e criado em Indianapolis, Vonnegut frequentou a Universidade de Cornell, mas retirou-se em Janeiro de 1943 e alistou-se no exército americano. Como parte do seu treino, estudou engenharia mecânica no Instituto Carnegie de Tecnologia (agora Carnegie Mellon University) e na Universidade do Tennessee. Foi então destacado para a Europa para combater na Segunda Guerra Mundial e foi capturado pelos Alemães durante a Batalha do Bulge. Esteve preso em Dresden, onde sobreviveu ao bombardeamento Aliado escondido num frigorífico do matadouro onde foi aprisionado. Depois da guerra, casou-se com Jane Marie Cox, com quem teve três filhos.

Numa entrevista à Rolling Stone em 2006, Vonnegut declarou de forma sarcástica que iria processar a empresa de tabaco Brown & Williamson, o fabricante dos cigarros da marca Pall Mall, que fumava desde os seus 12 ou 14 anos de idade, por publicidade enganosa: «E sabes porquê? Porque tenho 83 anos. Aqueles sacanas mentirosos! No maço, a Brown & Williamson garantia que iria morrer.»

Vonnegut faleceu no bairro de Manhattan em Nova Iorque na noite de 11 de Abril de 2007, como resultado de lesões cerebrais ocorridas várias semanas antes, na sequência de uma queda ocorrida em casa. Tinha 84 anos.


Ler mais