Partilhar

Marta Cristina de Araújo - Caixa 2 volumes: Vol. I: No verso das mãos / Vol. II: A arte de escreviver

Vários

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
33,60 € 42,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

MARTA CRISTINA DE ARAÚJO-1926-2016 sempre resistiu a editar o que ia escrevendo e, em certos casos, reescrevendo.

Oferecia muitos dos seus poemas, por vezes desenhados, aos seus melhores amigos. Apesar da publicação precoce do seu primeiro livro, Averbamento, em 1951, e de nunca ter deixado de escrever, passariam quase trinta anos até dar à estampa novos títulos, se excluirmos alguns poemas em obras colectivas, duas delas apreendidas pela polícia política, ou um ou outro texto na imprensa periódica.

ESTES VOLUMES REÚNEM NÃO SÓ A OBRA POÉTICA PUBLICADA POR MARTA CRISTINA DE ARAÚJO, AO LONGO DE MAIS DE MEIO SÉCULO, MAS TAMBÉM OUTROS TEXTOS, A PAR DE ALGUMAS DEZENAS DE INÉDITOS. 


VOLUME I: NO VERSO DAS MÃOS: OBRA POÉTICA E OUTROS TEXTOS

Ligada ao mundo das artes, de todas as artes, da música ao cinema e ao teatro, à pintura e à escultura, por paixão, pela intensa actividade cultural em que se envolveu na década de sessenta e por razões profissionais, à frente da «Ágata» e, mais tarde, da «Degrau Arte», compreende-se que alguns dos seus textos, geralmente incluídos em catálogos de exposições, abordem ou celebrem as obras de artistas amigos. Por isso, sem a preocupação de conferir unidade literária a esta obra, não quisemos deixar de os publicar, a par de outros de intervenção cultural e cívica, pelo que revelam da personalidade da autora. Porque Marta Cristina de Araújo merece ser evocada como escritora mas, simultaneamente, como mulher de causas, que se bateu, durante

boa parte da sua vida, pela liberdade e pela difusão da cultura, pela igualdade de género e pela justiça social.

VOLUME II: A ARTE DE ESCREVIVER

O ponto de partida foi o espólio de minha Mãe, livros, artigos e numerosos originais, uns publicados, outros inéditos, a sua biblioteca, que inclui muitas obras que lhe foram dedicadas por escritores e artistas amigos, e fotografias e documentos dispersos, além de abundante correspondência… E também quadros de diversos

pintores, com dedicatórias à Marta. Com a concordância dos meus irmãos Jorge e Pedro — infelizmente, o Zé Alexandre partiu antes da Mãe — e do meu sobrinho Álvaro, esse acervo ficou à minha guarda e disponibilizei agora a sua consulta ao Gaspar, que reuniu muita outra documentação em bibliotecas e arquivos para escrever as notas biográficas publicadas neste volume.

A ORGANIZAÇÃO DESTE LIVRO PARTIU DA RECOLHA EFECTUADA NO ESPÓLIO DEIXADO POR MARTA CRISTINA DE ARAÚJO. MAS A SUA EDIÇÃO NÃO SERIA POSSÍVEL SEM A COLABORAÇÃO GENEROSA DE MUITAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES, QUE, DESDE O INÍCIO, APOIARAM A IDEIA DE HOMENAGEAR A MEMÓRIA DA MARTA. 


A TODAS E A TODOS EXPRESSAMOS AQUI A NOSSA GRATIDÃO.

Gaspar Martins Pereira & João Luís Araújo Roseira

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais