Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O projecto «Viagens» procura construir um mapa afectivo de viagens singulares realizadas por personagens reconhecidas da cultura arquitectónica portuguesa. Um roteiro pelos vários continentes, mas também pelo universo dos autores. Italo Calvino, nas suas Cidades Invisíveis, sonha a viagem de um melancólico Marco Polo seguindo um itinerário traçado sobre um atlas de cidades inventadas que, surpreendentemente, nos falam de Veneza. Através desta colecção de livros, e respectivas conferências, desenham-se novas cartografias, como a Veneza de Marco Polo, territórios elevados do mapa, cidades físicas transformadas em territórios do imaginário, paisagens densas apropriadas pelo poeta.

Ler mais

Autor(es)

Alexandre Alves Costa

Alexandre Alves Costa é Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto, onde lecionou Projeto I e História da Arquitetura Portuguesa e foi diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura. É autor de uma vasta bibliografia publicada, sobretudo, em revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras. Durante a década de 1970 fundou, com Sergio Fernandez, o Atelier 15. Abordando temas relacionados com o ensino ou com a crítica e história da arquitetura, Alexandre Alves Costa tem participado em múltiplos cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro. É membro do Conselho Nacional de Cultura (Secção do Património Arquitetónico), do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto (desde 2021) e do Conselho Geral da Fundação Marques da Silva. Tem vindo a ser agraciado com múltiplas distinções, entre as quais se destaca o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2006), a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia (2013) e a Medalha de Mérito (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (2021).

Ler mais

Álvaro Siza

ÁLVARO SIZA VIEIRA nasceu em Matosinhos em 25 de Junho de 1933. De 1945 a 1955 estudou na Escola de Belas Artes do Porto. De 1955 a 1958 trabalhou com o arquitecto Fernando Távora. Foi Professor Visitante em diversas universidades de todo o mundo e também na Faculdade de Arquitectura do Porto (ESBAP). O seu trabalho é internacionalmente conhecido e admirado, tendo recebido inúmeros prémios.

Ler mais