Partilhar

Maravilhas do Mundo

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
8,54 € 9,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Antiguidade foi comedida relativamente ao número das suas maravilhas do Mundo. Apenas sete conheceram o mundo antigo, entre elas os Jardins Suspensos da Babilónia, o Colosso de Rodes ou o Farol de Alexandria, na antiga ilha de Faros. A maior parte destas obras-primas desapareceram há muito tempo e acabaram por ficar esquecidas; o que não aconteceu com as pirâmides egípcias, que ainda funcionam como ligação entre a Antiguidade e os tempos modernos.

Aos antigos tesouros da Humanidade foram sendo adicionados ao longo dos séculos novas riquezas. A arqueologia, que surgiu no século XVIII em simultâneo com o Iluminismo, veio também revelar vestígios de culturas desaparecidas que se julgavam perdidas, desde antigos achados, como o Vale dos Reis, no Egito, ou as magníficas construções dos Incas e dos Astecas, na América do Sul, até às pinturas rupestres préhistóricas de grutas e refúgios rochosos, que foram sendo descobertos progressivamente em todos os continentes.

Desde que teve início a industrialização no século xix, estes e outros monumentos culturais e naturais estão ameaçados pela crescente degradação do meio ambiente. Como tal, a Unesco aprovou em 1972 uma convenção para proteger o legado cultural e natural da Humanidade, e até hoje declarou já Património da Humanidade cerca de 1000 edifícios, obras artísticas e parques naturais. Isto faz com que seja possível que atualmente possam ser enumerados facilmente milhares de imponentes monumentos, achados pré-históricos, surpreendentes obras-primas arquitetónicas da era moderna e paisagens naturais extraordinárias que merecem o epíteto de «maravilhas do mundo».

Este livro compila mais de 300 delas, e pretende assim transmitir uma imagem o mais multifacetada possível e simultaneamente compacta destes prodígios do nosso planeta. Ao selecionar as maravilhas do mundo, não podem ser seguidos, como é natural, critérios de exaustividade. As que aparecem descritas e ilustradas neste livro têm como objetivo estimular a capacidade e o sentido para descobrir as belezas e os prodígios que nos rodeiam. Embora, antes de mais, esta obra ilustrada nos convide a empreender uma viagem por todo o planeta, fazendo uma paragem nas maravilhas deste mundo.

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais