Partilhar

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - Fontes, Fantasias e Reconstituições

Extra Coleção

Organização: José Ribeiro Ferreira, Luísa de Nazaré Ferreira

Em Stock


Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - Fontes, fantasias e reconstituições propõe uma revisita pelas realizações monumentais que foram sendo escolhidas pelos Antigos como as Sete Maravilhas de então: as Pirâmides de Gizé (ou Guiza), os Jardins Suspensos de Babilónia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Mausoléu de Halicarnasso, o Artemísion de Éfeso, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria - o Senhor Sete que atravessa e marca presença nas diversas culturas ao longo dos tempos. Como guias, há a companhia segura dos textos dos autores antigos (as fontes) e o remanescente do que a usura do tempo nos tirou e que as escavações arqueológicas nos vêm legando e procuram aclarar. Há ainda as ilustrativas imagens das reconstituições, onde não falta sequer a cada passo, em algumas delas, a fantasia de autores e pintores que, desaparecidas essas obras na voracidade do tempo, as tenta recriar com recurso à imaginação. Há também, e sobretudo, os estudos sérios que procuram descrever e interpretar obras que tanto espicaçaram a invenção e a fantasia da mente humana, ao longo dos tempos.
JOSÉ RIBEIRO FERREIRA

Ler mais

Autor(es)

José Ribeiro Ferreira

JOSÉ RIBEIRO FERREIRA é Professor Catedrático do Grupo de Estudos Clássicos e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Letras na mesma Universidade com a tese Hélade e Helenos I: Génese e evolução de um conceito (Coimbra 1992). Tem dedicado a investigação à Cultura Clássica e sua recepção, em particular à literatura e artes gregas, à democracia e federalismos gregos, e à mitologia greco-romana. Publicou, entre muitos outros títulos, Amor e morte na Cultura Clássica (Coimbra 2004), A Grécia Antiga: Sociedade e Política (Lisboa 22004) e A busca da beleza (Coimbra 2008).

Ler mais

Luísa de Nazaré Ferreira

LUÍSA DE NAZARÉ FERREIRA é Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Clássicos e investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 2005 com um estudo sobre a actuação dos líricos gregos da Época Arcaica (Mobilidade poética na Grécia Antiga. Uma leitura da obra de Simónides). Tem centrado a investigação nas áreas da Literatura Grega, Cultura Clássica e sua recepção na cultura do Ocidente.

Ler mais