Partilhar

Manual de Psicossociologia Das Organizações

José Gonçalves das Neves, José Maria Carvalho Ferreira, António Caetano

Temporariamente Indisponível

Desconto: 10%
35,91 € 39,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mais do que nunca compreender o funcionamento das organizações é fundamental; indivíduos e grupos são obrigados a sobreviver num esquema de representatividade socio-organizacional, produzindo, distribuindo e consumindo bens e serviços. Para além disso, têm de executar tarefas, tomar decisões, controlar e coordenar funções, apropriar-se e difundir informação que é crucial para a eficácia das organizações.
Este livro oferece ao leitor os conhecimentos básicos, que integram os objectos científicos da Psicologia e da Sociologia no âmbito das organizações para além de abrir pistas para um estudo mais aprofundado desta temática.
Estruturado em três partes apresenta as perspectivas teóricas sobre as organizações mais relevantes; as características e as potencialidades dos indivíduos e dos grupos enquanto factores de acção individual e colectiva no seio das organizações e o funcionamento das organizações de uma forma global.
Interessa, assim, a todos os estudantes que necessitam de uma formação teórica básica neste domínio e a todos os profissionais que estão relacionados com o processo de liderança e de tomada de decisão nas empresas, instituições e organizações do Estado e sociedade civil.

Ler mais

Autor(es)

José Gonçalves das Neves

Ler mais

José Maria Carvalho Ferreira

Ler mais

António Caetano

António Caetano é doutorado em Psicologia Social e das Organizações. É Professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE). Tem vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e é co-autor dos livros Psicologia Social (Ed. F. C. Gulbenkian), Psicologia Social das Organizações - Estudos em empresas portuguesas (Ed. Célia) e Psicossociologia das Organizações (Ed. MacGraw-Hill). As suas áreas de especialização incluem o comportamento organizacional, a avaliação de desempenho e a mudança e inovação organizacional. Tem participado em projectos de investigação sobre novas tecnologias e mudanças nas organizações, processos de tomadas de decisão, cultura organizacional, avaliação de desempenho, justiça organizacional e avaliação da formação. Tem colaborado com inúmeras empresas industrais, comerciais e de serviços, nacionais e multinacionais, assim como em organismos de diferentes áreas da Administração Pública.

Ler mais