Partilhar

Desconto: 20%
10,40 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“O título da presente edição pretende traduzir a designação ‘bookofpoems’, com a qual, genericamente, Cummings se referia às suas obras. A reescrita delivrodepoemas foi orientada por dois critérios fundamentais. Por um lado, pela escolha de textos maioritariamente não contemplados em traduções prévias e, ao mesmo tempo, sintomaticamente passíveis de constituírem um corpus representativo da poesia cummingsiana. Por outro, por uma selecção e uma organização dos poemas que veiculassem a estrutura predominantemente utilizada por Cummings nos seus ‘booksofpoems’.

É neste sentido que a distribuição tripartida dos textos, nesta edição, procura reproduzir a lógica processual das obras do autor. Como afirma Cummings, em carta dirigida a Francis Steegmuller, datada de 5 de Março de 1959, a ordenação dos seus poemas em livro não é arbitrária. Assim, as suas obras obedecem a um percurso ascensional, que se pauta pelo tratamento inicial de temas marcados pela disforia, e que se eleva, progressivamente, à expressão de valores caros ao poeta. Por seu turno, esta estrutura é reforçada pela importação de modelos da natureza, nomeadamente, o ciclo das estações.

Com efeito, na tradução, a sequência inicial encontra-se organizada sob a temática do Outono, dominantemente entendido como sinónimo de desespero e negatividade. Os textos abordam, assim, sub-temas identificados com a esfera da low-life, incluindo a crítica à ciência e ao progresso, a sátira social, o retrato estigmatizado da figura feminina e ainda o desengano amoroso. Por seu turno, os textos dedicados ao Inverno exibem, sobretudo, os temas do mistério e do sonho, aliados à morte, ao silêncio e a fenómenos naturais como a queda de neve. A sequência final encontra-se subordinada à temática da Primavera, que condensa o conjunto de valores advogados por Cummings, nomeadamente, o amor como eterno presente, a comunhão com a natureza ou a eleição da figura do poeta.”

Cecília Rego Pinheiro

Ler mais

Autor

e.e. cummings

Ler mais