Partilhar

Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O que é a liberdade? Este ensaio propõe-se considerar um dos conceitos mais intrincados, contestáveis e complexos da história do pensamento humano. Tal consideração implica discutir os principais momentos dessa história. Desenvolvido sob a égide da permissão jurídico-política da escravatura na Antiguidade Clássica e na Idade Média, o conceito de liberdade foi pensado historicamente como responsabilidade, ócio e

livre-arbítrio. Desde a época moderna, vigora a conceção da liberdade como não-interferência, embora essa noção tenha sido contestada ou complementada com outras conceções, como a autorrealização e a não-dominação. Além disso, alguns fenómenos contemporâneos, como a crescente importância da inteligência artificial, desafiam a própria ideia de liberdade enquanto princípio de ordenação das sociedades.

Ler mais

Autor

Regina Queiroz

Regina Queiroz é investigadora do IFILNOVA, Universidade NOVA de Lisboa, e docente na Universidade Lusófona. Tem feito investigação no domínio da ética e da filosofia política, nomeadamente sobre os conceitos de justiça social, racionalidade, o conceito rawlsiano de justiça como equidade e o conceito aristotélico de phronesis.

Ler mais