Partilhar

Lições de Sociologia Clássica

Biblioteca 70

Orgs.: José Luís Garcia, Hermínio Martins

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
21,52 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As 18 lições que compõem este livro constituem um verdadeiro curso de introdução à sociologia clássica. Versando sobre autores como August Comte, Alexis de Tocqueville, Karl Marx, Gabriel Tarde, Georg Simmel, Émile Durkheim ou G. H. Mead, estas lições foram escritas por especialistas em cada uma das matérias e autores selecionados para este compêndio.

«Este livro apresenta e discute teorias, em geral teorias que se debruçam sobre a sociedade enquanto tal, logo dotadas de grande grau de abrangência, mas também outras que focam certos aspetos de capital relevância para o mundo social, teorias mais específicas. Na verdade, à tradição da sociologia têm interessado tanto as dinâmicas e a natureza da sociedade no seu conjunto, como cada um dos diversos sectores da vida social (a estratificação social ou as classes sociais, a religião, a economia, a política, a cultura, o trabalho, a família, a cidade, etc.), e ainda as inter-relações entre esses sectores (os encadeamentos entre a comunicação e a sociedade, a religião e a economia, a religião e ciência, o processo de racionalização e a burocratização, etc.).»
Excerto da Introdução de José Luís Garcia 



Ler mais

Autor(es)

José Luís Garcia

José Luís Garcia (1955) é investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa em teoria social crítica, sociologia da ciência e da tecnologia, filosofia da  tecnologia, economia política e estudos de comunicação, media e jornalismo. 

Ler mais

Hermínio Martins

Hermínio Martins (1934-2015) estudou na London School of Economics e esteve exilado de Portugal até abril de 1974, tendo sido professor da Universidade de Oxford mais de duas décadas. Foi também professor na Universidade de Essex, onde fundou o Departamento de Sociologia, na de Leeds, e convidado nas universidades de Pensilvânia e Harvard. No último período da sua vida ativa foi investigador convidado do ICS e depois investigador honorário.

Ler mais