Partilhar

Legados e Heranças: Políticas Inter (Sexuais) Hoje

Alexandra Moreira da Silva, Maria de Lurdes Sampaio, Ana Luísa Amaral, Marinela Freitas

Em Stock


Desconto: 10%
14,73 € 16,38 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Organizado em seis capítulos, o livro abre com uma belíssima reflexão de Hélène Cixous.

  • O que é a identidade e o que são as identidades sexuais?
  • Que corpos são incluídos e excluídos da noção de materialidade (seja ela física, científica ou literária)?
  • Quem detém o direito à voz e como é construído esse direito?
  • Quais as fronteiras instituídas entre géneros e sexos, ciência e literatura, local e global, e quem ou que mecanismos as definem e legitimam?
  • Como fomentar o diálogo entre campos disciplinares diversos?

Foram perguntas desta natureza que conduziram as reflexões propostas neste livro, Heranças e Legados: Políticas (Inter)Sexuais Hoje, promovendo a discussão em torno da ideia de comunidades (sociais, literárias e científicas) e das políticas de inclusão, do ponto de vista do género, do sexo e das sexualidades." 


Ler mais

Autor(es)

Alexandra Moreira da Silva

Ler mais

Maria de Lurdes Sampaio

Ler mais

Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956, e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. É Professora Associada na Faculdade de Letras do Porto. Tem um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson. As suas áreas de investigação são Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Teoria Queer. É autora, com Ana Gabriela Macedo, do "Dicionário de Crítica Feminista" (Afrontamento, 2005) e coordenou a edição anotada de "Novas Cartas Portuguesas" (Dom Quixote, 2010). Coordena neste momento o projeto internacional financiado pela FCT Novas Cartas Portuguesas 40 anos depois, que envolve 13 equipas internacionais e mais de 15 países. Tem em preparação dois livros de ensaios. 

Os seus livros de poesia estão editados em vários países como França, Brasil, Suécia, Holanda, Venezuela, Itália, Colômbia e brevemente no México e na Alemanha. Os seus livros infantis estão editados em França e na Colômbia. Em 2014 sairá no Reino Unido um livro de ensaios sobre a sua obra. 

Em torno dos seus livros de poesia e infantis foram levados à cena espetáculos de teatro e leituras encenadas (como "O Olhar Diagonal das Coisas", "A História da Aranha Leopoldina", "Próspero Morreu" ou "Amor aos Pedaços"). 

Em 2007 obteve o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas, com o livro "A Génese do Amor", também selecionado para o Prémio Portugal Telecom. No mesmo ano, foi galardoada em Itália com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi. O seu livro "Entre Dois Rios e Outras Noites", obteve, em 2008, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e, em 2012, o seu livro "Vozes" obteve o Prémio de Poesia António Gedeão.

Ler mais

Marinela Freitas

Ler mais