Partilhar

34,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O lavagante europeu (Homarus gammarus) é rei entre os crustáceos e um dos mariscos mais apreciados.

Também é um símbolo de riqueza, sucesso e bem-estar, atingindo preços elevados. Por isso, é alvo de uma pesca muito intensiva na sua área de distribuição, onde as populações já mostram sinais de colapso. Os lavagantes classificam-se no filo dos artrópodes, tal como as baratas, aranhas e escorpiões.

Estes crustáceos pertencem à ordem dos decápodes, o que quer dizer dez patas.

Um lavagante pode chegar aos 100 anos de idade e permanece fértil toda a vida. Tem sangue azul e um exoesqueleto quitinoso, endurecido com carbonato de cálcio, que muda para crescer.

“Ouve” com as patas, “cheira” com as anténulas e tem o paladar nos pés. Os rins localizam-se na cabeça, o sistema nervoso num estômago equipado com dentes, e o cérebro está na garganta.

Alimenta-se de organismos moribundos ou mortos que encontra no fundo do mar, e pode ser canibal em cativeiro.

Este livro desvenda a fantástica biologia do lavagante, focando múltiplos aspetos da sua vida, desde a anatomia, os sentidos e a capacidade de sobreviver no ambiente marinho, até à sua complicada vida amorosa. Também são abordados aspetos da longevidade, do cultivo e repovoamento, da conservação e proteção desta espécie.

Em relação à investigação científica, é também referido o trabalho da Estação Litoral da Aguda ELA, na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia. O projeto «Pesca experimental, marcação, recaptura, cultivo e repovoamento do lavagante europeu (Homarus gammarus)» decorre anualmente, desde 2006, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Ler mais

Autor(es)

Mike Weber

É professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto desde 1983, onde leciona Ecologia Aquática e Tecnologia das Pescas. Também é diretor da Estação Litoral da Aguda ELA, que pertence a empresa municipal Águas de Gaia, SA. e que está localizada na Praia da Aguda em Vila Nova de Gaia. Para além de umAquário montou aí um Museu das Pescas com cerca de 2000 objetos da pesca artesanal de todo o mundo, muitos deles recolhidos nas suas viagens durante os últimos 40 anos, por cinco continentes. Faz parte deste espólio uma coleção de anzóis antigos e recentes que integra peças muito valiosas do Prof. Doutor Andres von Brandt (†), antigo diretor doInstituto de Tecnologia das Pescas em Hamburgo, Alemanha.Do mesmo autor foram já publicados pela Edições Afrontamento vários livros sobre a Praia da Aguda, a sua história e pesca artesanal, para além de uma série sobre os recursos aquáticos, a pesca em geral e os achados da praia. Também elaborou os guias da ELA, o projeto da sua vida, que se concretizou com a abertura oficial ao público em 1999.


Ler mais

Assunção Santos

Licenciou-se em Ciências do Meio Aquático no ICBAS e trabalha na ELA como monitora freelance nos programas de educação ambiental e investigação científica. Casada com Mike Weber, é coautora de vários livros editados pelas Edições Afrontamento e publicou em 2017 uma obra bilingue sobre o vidro-do-mar.

Ler mais