Partilhar

Jovens e trajetórias de violências - Os Casos de Bissau e da Praia

Coleção CES

Organização: Katia Cardoso, Sílvia Roque, José Manuel Pureza

Em Stock



19,69 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os gangs e a violência juvenil urbana são temas normalmente associados às grandes cidades, sobretudo às do continente americano. Este livro aborda o tema num contexto geográfico e socioeconómico menos frequente, o de duas pequenas capitais da África Ocidental (Bissau e Praia), e procura responder a três perguntas centrais: O que leva os jovens a organizarem-se em gangs ou outros grupos violentos? O que leva os jovens a não se envolverem nesses mesmos grupos quando todas as condições parecem criadas para tal? E, porque é que a capital de um “país-modelo” parece sobrepor-se, em matéria de violência juvenil, à capital de um país politicamente instável? Este livro propõe algumas respostas a estas questões, partindo de uma análise centrada nas trajectórias de reprodução da violência em várias escalas (da local à global), e inverte as narrativas tradicionais da segurança em que os jovens entram invariavelmente como um fator de risco, como ameaças à ordem e como perpetradores de violência.

Ler mais

Autor(es)

Katia Cardoso

Investigadora do ces, membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e do Observatório sobre Género e Violência Armada. Desde outubro de 2007, é doutoranda no Programa Pós-colonialismos e Cidadania Global. Tem o grau de Mestre em Estudos Africanos pelo Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (iscte) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ler mais

Sílvia Roque

Investigadora do ces, membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e do Observatório sobre Género e Violência Armada. Desde outubro de 2006, é doutoranda no Programa sobre Política Internacional e Resolução de Conflitos na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Relações Internacionais (2002). Realizou ainda Mestrado em Estudos Africanos no iscte.

Ler mais

José Manuel Pureza

Professor Associado com Agregação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde cocoordena o Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. Investigador do ces, onde cocoordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz.

Ler mais