Jihad Inevitável? - Muçulmanos e Política em Moçambique Depois da Independência
Eric Morier-Genoud
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789895665150
- Número de páginas: 284
- Capa: Brochada
Sinopse
Desde 2017 que Moçambique é confrontado com uma insurreição jihadista. Este livro analisa as origens desta insurreição e a história mais vasta e longa da relação entre os muçulmanos e a política no país. A questão central pergunta se a relação entre os muçulmanos e a política sempre apontou para a jihad. Adoptando uma perspectiva socio-histórica, este livro desvenda uma dinâmica complexa que a insurreição jihadista está agora a perturbar. Compreender a longa história da relação entre muçulmanos e a política em Moçambique ajuda a elucidar donde o país vem, qual a situação actual, e para onde o país poderá seguir.
“Uma interpretação claramente argumentada, intelectualmente honesta e cuidadosamente matizada da relação existente entre o Islão e o Estado que desafia a maioria das leituras actuais, tanto do contexto como das origens da luta jihadista no norte de Moçambique.”
[Edward A. Alpers – Professor Emérito de História, Univers. da Califórnia, Los Angeles]
“Uma excelente demonstração de como o encontro de queixas reais com uma ideologia podem evoluir para a violência política. Morier- Genoud descreve a evolução da insurreição local em Moçambique para uma filial do Estado Islâmico, focando, com precisão, os principais factores locais, sem negar o impacto nos processos actuais e futuros.”
[Wassim Nasr – jornalista, France 24]
“Documenta sucintamente que a insurreição não resulta tanto de uma continuação das relações entre os muçulmanos e a política em Moçambique contemporâneo do que uma ruptura com ela. As empresas, os governos e as ONG preocupados com a insurreição, as suas raízes e a sua trajectória futura devem ler este livro.”
[Alex Vines – Director do Programa para África, Chatham House]