ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Investigação Criminal

Fora de Coleção

José Braz

Em Stock


Desconto: 10%
31,41 € 34,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A investigação criminal continua na moda ocupando uma parte considerável do chamado espaço mediático e também das conversas/discussões do dia-a-dia. Sendo certo que nesta matéria todos se sentem autorizados e legitimados a "botar" opinião... por terem ouvido ou lido.
É neste contexto mais ou menos simplista, folclórico e caótico sobre algo tão sensível e especifico - que não pode ser pasto dos especialistas de todas as coisas - que surge um livro, uma verdadeira lição, aplaudida por quem, de forma séria, se interessa pelo tema e pelos profissionais, que lhe reconhecem um interesse e qualidade incomum e que muita falta fazia, o livro de José Braz Investigação Criminal - A Organização, o Método e a Prova.
O autor desta obra é uma referência sustentada da Policia Judiciária e da investigação criminal em Portugal. Com a experiência vivida e muitos outros múltiplos saberes multidisciplinares, que dezenas de anos de estudo e combate ao crime organizado lhe trazem, senhor de uma capacidade de exposição linear fluente e clara, o autor convoca-nos, indicando-nos o caminho, para uma reflexão sobre os desafios da nova realidade criminal, organizada, fluída, tentacular, sem fronteiras, suportada em assessorias jurídicas poderosas e com um sistema de capilaridade que chega a todo o lado, contaminando o sistema.
Esta realidade impõe, como bem defende o autor, um novo paradigma metodológico na investigação criminal que assenta basicamente numa atitude proactiva e contínua de busca e conhecimento por parte das instâncias de investigação sobre o fenómeno criminal e seus actores, por forma a poderem antecipar os objectivos, seguir os passos da actividade criminosa e dar-lhes resposta atempada, evitando que os lucros do crime se diluam num emaranhado conjunto de actividades e negócios legais.
Isto e muito mais que o autor nos apresenta nesta nova edição de Investigação Criminal - A Organização, o Método e a Prova, que surge revista, eu diria revisitada, e actualizada face aos normais desenvolvimentos e produção legislativa.
Livro que se recomenda vivamente a todos os que se interessam seriamente pela investigação criminal e se considera imprescindível aos actuais e futuros investigadores criminais, em toda a sua amplitude.

Ler mais

Amostra

Autor

José Braz

O autor iniciou em 1977 a sua atividade de servidor público no Ministério da Justiça, ingressando, em 1999, por concurso público, na Polícia Judiciária portuguesa, Instituição onde desenvolveu, ao longo de mais de 31 anos, intensa atividade operacional, de chefia operacional e dirigente, nas áreas de prevenção e investigação criminal de tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais, criminalidade organizada, informação criminal e Polícia Técnica, entre outras. No decurso da sua carreira profissional, desempenhou funções docentes na Escola da Polícia Judiciária e noutros estabelecimentos de ensino e de formação técnica e profissional, na área das ciências jurídico-penais, das metodologias de investigação criminal e da cooperação policial. De 1989 a 1991, dirigiu, superiormente, a Diretoria do Sul. De 1996 a 1998, foi Diretor do Departamento Central de Registo de Informações e Prevenção Criminal, sendo responsável pela conceção da 1a Fase do Sistema Integrado de Informação Criminal (SIIC). De 1999 a 2007, dirigiu a Direção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes como Subdiretor e Diretor Nacional Adjunto, desempenhando funções de coordenação nacional da prevenção, investigação e cooperação internacional no combate policial ao tráfico de estupefacientes. Foi Diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, de 2009 até à sua aposentação, em Maio de 2011.

Ler mais