Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 10%
15,84 € 17,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro, a cada um dos 18 temas do álbum de música eletrónica Um Argentino no Deserto, de René Bertholo, corresponde um conto.

Os contos começam quando o pintor começa, em 1935, e seguem uma cronologia que se aproxima e afasta da vida dele, das pessoas em torno dele, das obras que criou, das obras que o marcaram, e dos momentos coletivos que a sua história individual intercetou. Os contos acabam quando o pintor acaba, e a música para de tocar, mas o legado do que nos deixou, perdura. Perdura também a memória do seu brincar, nas narrativas dos amigos próximos com quem a autora conversou. É isso, arte e amizade, o que continuará a dar origem a outras coisas. Este livro é uma dessas outras coisas.

"Um Argentino no Deserto é o tipo de música com que Russolo e os outros futuristas sonharam, nos seus manifestos, mas que nunca realizaram/concretizaram verdadeiramente."

Brian Lavelle, Vital Weekly

Ler mais

Autor

Joana Bértholo

Joana Bértholo nasceu em Lisboa em 1982. É formada em Design de Comunicação e Estudos Culturais, e viveu uma década da juventude fora do país. Em 2023, no Festival Corrente D’Escritas, na Póvoa de Varzim, foi desafiada a escrever sobre a Póvoa de Agustina Bessa-Luís, do qual nasceu este livro. Em paralelo à criação literária, escreve regularmente para dança e para teatro.

Ler mais