Partilhar

Introdução à História Económica e Social da Europa

Fora de Coleção

José Veiga Torres

Em Stock


Desconto: 56%
7,00 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

EXPLICAÇÃO PRÉVIA


O presente texto tem uma origem estritamente pedagógica. Foi escrito para servir de base às lições de introdução ao estudo da HISTÓRIA ECONÓMICA E SOCIAL, que o autor vem ministrando aos alunos do 1.° Ano da faculdade de Economia de Coimbra.
Pedagogicamente, o texto foi estruturado sobre meia dúzia de grandes obras de investigadores consagrados, às quais serve assim, de algum modo, de iniciação.
Todavia, o autor procurou, na redacção do texto e na sua publicação, ir de encontro à crescente procura de conhecimentos sobre os desenvolvimentos, ao longo do tempo, daqueles mecanismos económicos e sociais com os quais se foi forjando a sociedade que é a nossa. Esta preocupação levou o autor a acautelar o texto de sobrecarga de erudição e a exprimir-se com toda a simplicidade possível.
Dar esta explicação ê apenas explicitar objectivos e intenções, que o texto, por si próprio, deveria revelar. O autor não se dá a si mesmo o crédito suficiente para julgar a explicação desnecessária. Por isso, desde já, manifesta a mais extrema gratidão a quantos queiram honrá-lo com todos os reparos que o texto mereça.

O AUTOR

Plano Geral


PRIMEIRA PARTE

A EUROPA PRÉ-INDUSTRIAL

I — INTRODUÇÃO
II — PRIMEIRAS ECONOMIAS-MUNDO EUROPEIAS. - DO SÉCULO XI A MEADOS DO SÉCULO XV
III — DE MEADOS DO SÉCULO XV A MEADOS DO SÉCULO XVIII

SEGUNDA PARTE

A EUROPA INDUSTRIAL

I — A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
II — A NOVA ECONOMIA INDUSTRIAL E FINANCEIRA
III — O EXPANSIONISMO ECONÓMICO (1850-1914)
IV —EVOLUÇÃO E CRISES DO SÉCULO XX (1914-1970)

APÊNDICES DOCUMENTAIS

Ler mais

Autor

José Veiga Torres

Ler mais