Partilhar

Introdução à Econometria - 2ª Edição

José Murteira, Vítor Castro


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
20,69 € 22,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente livro visa proporcionar uma compreensão suficiente das noções essenciais de Econometria, ao longo de vários temas que constituem o seu núcleo básico. Na sua maior parte, o texto aborda modelos uni-equacionais lineares, para dados seccionais, temporais e de painel - âmbito em que o método dos mínimos quadrados e suas variantes constituem o instrumento de estimação e inferência mais usual. Nesta medida, o texto proposto adequa-se a unidades curriculares de introdução. Por outro lado, diversamente de outros textos introdutórios, a obra inclui também alguns tópicos mais avançados, como o método da máxima verosimilhança, modelos binários de escolha discreta ou tópicos avançados em séries temporais. Nesta medida, também se pode utilizar este livro em unidades subsequentes de Econometria, designadamente ao nível do segundo ciclo do ensino superior. A presente segunda edição constitui o resultado de uma revisão aprofundada do texto da primeira edição, que conduziu, nomeadamente, a uma reordenação mais equilibrada de vários temas ao longo de novos capítulos, bem como a uma completa revisão dos exercícios propostos em cada capítulo, com um número considerável de alterações e de novos exercícios, que favorecem uma melhor compreensão das matérias introduzidas e sugerem, com frequência, o aprofundar do estudo. A publicação da presente edição é acompanhada pela publicação, em separado, de um manual de resolução de exercícios, dos mesmos autores (Introdução à Econometria ? exercícios resolvidos, Almedina, Coimbra, 2018).

Ler mais

Autor(es)

José Murteira

Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde tem desempenhado funções docentes nas áreas de Matemática, Estatística e Econometria. Investigador do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE, ISEG, Universidade de Lisboa).

Ler mais

Vítor Castro

Investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE, Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho).

Ler mais