Partilhar

Introdução ao Estudo do Magmatismo e das Rochas Magmáticas

A. M. Galopim de Carvalho

Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
18,34 € 22,92 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na sequência de Introdução ao Estudo dos Minerais, este segundo volume da série «Sopas de Pedra» é mais uma proposta de divulgação de saber na área das ciências da Terra, desta vez sobre o magmatismo e as rochas magmáticas. Assente na preocupação constante de clareza e na empatia com um público alargado e heterogéneo, esta obra conjuga o rigor e a actualização deste capitulo da Petrologia com a curiosidade histórica, numa abordagem original, dir-se-á cultural, onde a carpintaria das palavras - dos nomes vulgares aos termos mais eruditos - usadas como ferramentas, constroem peças literárias aliciantes, a que se juntam anexos, verdadeiras minas de conhecimento.

Ler mais

Autor

A. M. Galopim de Carvalho

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia (3ème cycle) pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia pela Universidade de Lisboa (1968), tendo leccionado na Faculdade de Ciências desta universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Leccionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma universidade, de 1965 a 1981.

É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção. Para além de ter assinado cerca de 300 títulos (entre artigos científicos, de divulgação científica e de opinião), tem proferido nas duas últimas décadas conferências e participado em colóquios e debates por todo o país e no estrangeiro.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projectos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Actualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.

É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da Escola Básica Galopim de Carvalho, em Évora.

Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

Foi-lhe atribuído, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Évora.

Ler mais