Partilhar

Inquietudes de Uma Adolescente - Mais Estratégias para Turmas Menos Difíceis

Catarina Ribeiro, Célia Português

Em Stock



Desconto: 10%
15,98 € 17,76 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma obra emocionante para ser lida e apreciada por todos os profissionais de educação, pelos pais e também pelos jovens alunos!

O papel dos professores, dos educadores e dos pais é fulcral para o desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens. Por isso, quando se utilizam as estratégias corretas, a gestão da sala de aula torna-se simples e eficaz. 

A obra Inquietudes de Uma Adolescente: Mais Estratégias para Turmas Menos Difíceis, apresenta-se como uma útil ferramenta no cumprimento dessa nem sempre fácil tarefa.  

Para tal, ao longo do livro, uma aluna, de nome Maria, relata na primeira pessoa as suas vivências desde a entrada no ensino pré-escolar até ao 10.º ano de escolaridade, “viajando” entre os seus contextos familiar e escolar. A história vai assim ao encontro das diversas experiências de vida de uma criança que se torna adolescente, oferecendo possíveis formas de atuação face a essas experiências e uma reflexão sobre boas-práticas, direcionadas a todos os envolvidos no processo educativo que, no final de cada capítulo, são convidados a pôr em prática várias atividades narradas pela protagonista e que incluem estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas quer na escola, quer em casa.

O presente livro apresenta, assim, a(s) realidade(s) no dia a dia dos mais novos, contribuindo para ajudar professores e pais a ultrapassar algumas dificuldades que sentem no seu desempenho enquanto educadores e fornecendo sugestões para saberem lidar diariamente com as crianças e adolescentes, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e características distintas.

O percurso escolar da Maria é certamente semelhante ao de muitos jovens,  e no seu relato são abordados temas como:

- Perturbação do Espectro do Autismo 

- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção 

- Dislexia 

- Bullying 

- Divórcio 

- Depressão 

- Violência no namoro 

- Sexualidade 

- Burnout 

- Ciberbullying  

- O vício de roubar 

- Direitos dos idosos 

- COVID-19


Ler mais

Amostra

Autor(es)

Catarina Ribeiro

Psicóloga no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora desde 2002.

Apresentou várias comunicações em congressos e participou como oradora convidada em diversas conferências sobre alienação parental. Publicou ainda manuais acerca de Cidadania e do Mundo Atual para cursos de Educação e Formação (CEF) e participou no livro Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação da Pactor.

Ler mais

Célia Português

Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, em Vila Nova de Gaia, é professora licenciada do 1º e 2º ciclos, variante de Matemática e Ciências, com Mestrado em Biologia (via ensino). Com interesse na área da Educação, em prol do sucesso e bem-estar dos mais diversos alunos, participou em várias obras, tais como Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso e Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular, publicadas pela Pactor.

Ler mais