Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Bertrand
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789722548847
- Número de páginas: 336
- Capa: Brochada
Sinopse
Vencedor do Prémio Goncourt.
Sou o verdadeiro vestígio, o mais sólido dos indícios a atestar tudo o que vivemos. Escondo a história de uma guerra inteira inscrita na minha pele desde criança. Minha pequena Huri, que virias tu fazer com uma mãe como eu, num país que não nos quer, às mulheres, ou só as quer de noite? Conto-te tudo o que puder, mas, a certa altura, será preciso parar. Sou um livro cujo fim é o teu.
Alva é uma jovem argelina com uma tragédia marcada no seu corpo: a cicatriz no pescoço e as cordas vocais destruídas, consequência da guerra civil dos anos 90. Muda, sonha em recuperar a voz. A sua história, só a pode contar numa voz imaginada à filha que traz no ventre. Mas será que ela tem o direito de ter esta criança? Pode uma mulher dar vida quando a sua praticamente lhe foi tirada? Num país que aprovou leis para punir qualquer pessoa que evoque a guerra civil, Alva decide voltar à sua aldeia natal, onde tudo começou, com a esperança de que os mortos possam dar-lhe as respostas que os vivos lhe negam.
Em Huris, um romance corajoso e comovente , poderoso e lírico, Kamel Daoud restitui aos esquecidos, às vítimas inocentes e aos sobreviventes da terrível guerra civil argelina – e de todas as guerras – a voz que lhes foi roubada.
«Este romance mostra até que ponto a literatura, com a sua ampla liberdade de auscultação do real e a sua densidade emocional, pode traçar, lado a lado com a narrativa histórica de um povo, um outro caminho de memória.»
Júri do Prémio Goncourt
«Huris tem a força transgressora da denúncia e do testemunho, que se tornam marcos quando se opõem, através da literatura, ao silêncio criminoso das ditaduras.»
Le Point
«Este romance é de leitura obrigatória. Um livro envolvente, vivo, tocante, único.»
Le Figaro Magazine
«Kamel Daoud estabelece o marco para uma libertação da palavra.»
Le Monde des Livres
Ler mais